São Paulo sedia o primeiro Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários

07/10/2013


Na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, aconteceu, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o 1° Encontro Regional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários.


Proposta pelo deputado federal e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Roberto Santiago, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), a Frente foi lançada em agosto de 2013 na Câmara dos Deputados.


Seus principais objetivos são aprimorar a legislação no que se refere aos interesses da categoria comerciária, aproximar os parlamentares dos trabalhadores do comércio, além de apontar problemas e buscar soluções regionais em todo o Brasil. De maneira geral, a Frente irá representar, difundir e potencializar ações em defesa dos comerciários.


“Somos a maior categoria do País e, com certeza, também a que tem mais problemas, principalmente em relação à precariedade, informalidade e terceirização. Por meio dessa Frente Parlamentar, vamos dar início a uma nova relação e conquistar o respeito que o trabalhador comerciário merece e ainda não tem. Daremos voz à inclusão, à unidade. Não somos máquinas. Somos seres humanos e exigimos ser tratados como tal”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT.


A Frente Parlamentar será coordenada em São Paulo pelo deputado estadual Carlão Pignatari. “No Estado de São Paulo, são mais de 2 milhões de trabalhadores do comércio. Só na cidade, são 500 mil. A aproximação entre esses trabalhadores e os parlamentares é muito importante para que possam ser debatidas melhorias específicas, regionais. Hoje é um dia histórico para o desenvolvimento do País”, falou Pignatari.


Já Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), aproveitou a ocasião para reafirmar que essa é a maior Frente já constituída no Congresso Nacional, uma vez que representa 12 milhões de trabalhadores, e citou o provérbio “Sozinho, vou mais rápido. Junto, vou mais longe”, finalizando com “Sigamos juntos, então!”.


Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, ressaltou que a Frente Parlamentar transcende qualquer interesse individual ou político. “Será um grande fórum de discussão, alinhamento e proposição de projetos que atendam as necessidades e os direitos dos comerciários.”


“A Frente Parlamentar irá mostrar que os comerciários do Brasil existem, estão organizados, já tiveram sua profissão regulamentada e agora também serão respeitados. São trabalhadores que contribuem para o crescimento e para a geração de riquezas no País. O poder público terá que respeitá-los!”, afirmou o deputado federal e vice-presidente da UGT Roberto Santiago.


Todos os discursos feitos na ocasião foram inflamados e muito aplaudidos, o que demonstra vontade e esperança de que a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários tenha pleno êxito em suas ações, conquistando os direitos dos cidadãos que trabalham no comércio brasileiro.


A pauta mínima do movimento traz reivindicações como qualificação profissional, fim do banco de horas, redução da jornada semanal de trabalho, igualdade entre os gêneros e combate às doenças e aos acidentes ocupacionais.


O evento abriu uma série de encontros regionais que irão lançar a Frente em diferentes Estados do País.