Inadimplência do consumidor recua pela 1º vez em 14 anos

21/01/2014

Consumidores mais preocupados em pagar dívidas do que comprar e bancos mais rígidos na concessão de crédito ajudaram a reduzir o nível de inadimplência do país em 2013 após a piora nos indicadores nos últimos anos.

 

O índice de atraso no pagamento de débitos recuou 2% no ano passado, segundo a Serasa Experian. Trata-se da primeira queda desde quando o indicador começou a ser medido, em 2000.

 

Um período de crédito farto e medidas de incentivo ao consumo após a crise de 2008 refletiram em uma piora significativa da inadimplência nos últimos anos. Em 2012, por exemplo, houve aumento de 15% nos atrasos.

 

Para reduzir a perdas com devedores duvidosos, bancos adotaram uma postura de cautela, com mais rigidez na análise e liberação dos créditos. Consumidores também passaram a priorizar o pagamento de dívidas a fazer novas aquisições.

 

Em 2013, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 9,4%. Houve melhora também no nível de atrasos com dívidas não bancárias (com financeiras, lojas e prestadoras de serviços).

 

Embora não tenha registrado leve elevação (0,6%), a inadimplência com bancos teve variação bem inferior ao registrado em 2012, quando a alta foi de 5,8%.

 

Fonte: UOL