Trabalho decente é uma das grandes bandeiras em defesa dos comerciários brasileiros, diz CNTC

28/01/2014

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) chega em 2014, ano em que completará 68 anos de vida, com a missão de continuar a luta pelos direitos dos trabalhadores do setor de Comércio e Serviços, mais de 12 milhões representados pelo seu Sistema, formado de 25 federações e mais de 700 sindicatos.

 

São muitas as bandeiras que a CNTC encampa, algumas específicas de sua categoria, outras comuns a todos os trabalhadores brasileiros. Entre elas, o trabalho decente, que engloba uma série de direitos. Alguns deles já são garantidos em lei, porém, muitas vezes não cumpridos, ferindo a dignidade humana. As condições de trabalho, a jornada justa, a igualdade entre gêneros, a carteira assinada, a saúde e a segurança no trabalho são alguns temas em debate.

 

Neste dia 28 de janeiro - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo - a CNTC convida a uma reflexão sobre as condições de trabalho no Brasil e a constatação que, infelizmente, em pleno século XXI, ainda encontramos esta prática inconcebível em nosso país.

 

Embora o trabalho escravo seja menos comum nas atividades do comércio, a CNTC provoca empregados e empregadores à reflexão sobre a importância de se ter uma relação saudável e justa entre patrões e funcionários e destaca que está atenta às fiscalizações e denúncias de abusos em todo território nacional.

 

A Confederação prima pela capacitação de seus funcionários e incentiva os empresários a respeitar seus empregados, oferecendo-lhes condições mínimas para desempenhar suas atividades e terem seus direitos preservados.

 

Apenas com base nos dados semestrais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a CNTC confere a lista dos "piores empregadores" do País e analisa quais atitudes tomar ao identificar que comerciários estão sendo prejudicados, oprimidos e desrespeitados.

 

Como valores, a CNT acredita na força e na relevância do papel do sindicato como canal e espaço de integração e mobilização dos comerciários, prestando serviços, informações e defendendo, junto aos poderes constituídos, desde a esfera municipal, os direitos desta imensa categoria profissional, a maior do Brasil.

Fonte: CNTC