Diretora do Sindicato é homenageada com o Prêmio Theodosina Ribeiro

21/03/2014



Em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado dia 21 de março, a diretora da Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Cleonice Caetano Souza, foi uma das homenageadas na 2ª edição do Prêmio Theodosina Ribeiro - Mais Poder e Visibilidade para as Mulheres, na Assembleia Legislativa de São Paulo.


O objetivo da premiação é reconhecer ações de mulheres cujos trabalhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de inúmeras mulheres dos grupos vulneráveis e, consequentemente, de toda a sociedade.


O ato solene foi presidido pela idealizadora do prêmio a deputada Leci Brandão. As parlamentares Janete Pietá e Sara Munhoz e a Secretária de Politicas para as Mulheres, Denise Mota Dau, além da própria Theodosina Ribeiro, também, participaram da mesa.


Foram homenageadas 17 mulheres, escolhidas por diversas entidades e organizações da sociedade civil. Dentre os homenageados está o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, representado pela própria Cleonice, o Sindicato das Empregadas Domésticas, o movimento de Moradia, o Movimento LGBT, Elas por Elas, o Instituto da Mulher Negra, Unaccam, Pastoral Afro da Achiropita, dentre outros.


“Eu estendo essa homenagem ao Sindicato dos Comerciários que me dá a oportunidade de realizar esse trabalho. Nós lutamos e realmente somos contra a todo tipo de discriminação, a violência contra a mulher e as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Não queremos conquistar espaço, queremos é assumir o que já conquistamos”, disse Cleonice.

 


Prêmio
A o prêmio é uma homenagem a Dra Theodosina Ribeiro, que foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita, em 1970, com a segunda maior votação. E em 1974, foi eleita a primeira deputada negra na Assembleia Legislativa do Estado. Formada em filosofia, Letras e direito se tornou uma referência e estímulo para negras e negros do país. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.
Um projeto de resolução, de autoria de Leci, propõe que o prêmio passe a ter caráter permanente e que integre o calendário anual da Assembleia Legislativa, em especial no mês de março, alusivo às mulheres.