73 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

14/05/2014


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo comemora 73 anos de lutas!

 

O Sindicato foi fundado em 15 de maio de 1941, a partir da fusão do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e do Sindicato União dos Comerciários. Com o reconhecimento de entidade sindical, foi eleita a primeira diretoria, encabeçada pelo presidente Sylvio de Oliveira Dorta. A posse ocorreu em 26 de junho de 1942.

 

Atualmente representa mais de 500 mil trabalhadores e é o maior sindicato da América Latina.

 

Durante esses 73 anos, a entidade sempre esteve ao lado do trabalhador do comércio paulistano, lutando pelos seus direitos e ouvindo os seus anseios. Sua maior conquista aconteceu em 15 de Março de 2013, quando comerciário deixou de ser função para ser profissão. Com a regulamentação da profissão, o comerciário passou a ter garantida a jornada de oito horas diárias ou 44 horas semanais de trabalho, que só podem ser alteradas a partir de convenção ou acordo coletivo e a data 30 de outubro foi oficializada como o Dia do Comerciário.

 

Moderno, atuante, aguerrido. Essas são as principais qualidades do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Uma categoria tão importante como essa, merece uma entidade que a represente, apoie e defenda.