Aplicativo mostra grifes envolvidas em trabalho escravo

28/05/2014

A ONG Repórter Brasil lançou esta semana um aplicativo que mostra quais as atitudes das principais marcas de roupa no Brasil para combater o trabalho escravo. Com objetivo de orientar o consumidor para compras conscientes, o Moda Livre pode ser instalado em smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.

 

As grifes foram convidadas a responder perguntas envolvendo a mão de obra escrava e o respeito aos direitos humanos, e foram classificadas como verde (sem envolvimento com a prática), amarelo (já esteve envolvida, mas hoje condena a prática) ou vermelho (empresa se negou a responder ou não combate o problema).

 

Pelo menos dez dos maiores grupos varejistas do mercado participaram da pesquisa, além de empresas envolvidas em denúncias de trabalho escravo por parte do Ministério do Trabalho e Emprego até junho, totalizando 22 marcas.

 

 

Lançada por ocasião do aniversário de 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a ferramenta deve ser atualizada na medida em que novas marcas passarem a ingressar no projeto.

 

No questionário, as empresas responderam quais compromissos assumiram para combater a exploração entre seus fornecedores e como comunicam suas ações aos clientes, além de seu histórico de envolvimento com a prática.

 

Fonte: IG