10 dicas para não engordar no inverno

02/06/2014

A temperatura está começando a abaixar e com o frio vem aquela vontade de comer mais e pior, comer comidas que não são saudáveis! A salada é gelada e a macarronada está quentinha, o iogurte está gelado e aquele capuccino está te chamando. Quem nunca engordou durante o inverno ou deixou o regime para a primavera?

 

No inverno sentimos mais fome porque nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo quente, então precisa comer mais para ter mais energia. Junte a isso a preguiça de praticar qualquer atividade física e aí está a explicação para os dois a cinco quilos a mais que as pessoas costumam ganhar nesta época do ano. Para evitar que você se encaixe neste padrão já determinado por pesquisas científicas, fique de olho no que você come. Não é necessário eliminar nenhuma das delícias do inverno.

 

 

Pequenas alterações já permitem que você se delicie e não ganhe os indesejados quilinhos a mais.

 

Precisamos, em média, de 100 a 200 calorias extras nos dias frios. Isso representa pouquíssima adição de comida na dieta e portanto nada de usar o inverno como desculpa para comer mais para manter o corpo aquecido. Basta incluir uma barrinha de cereal com iogurte ou uma porção de frutas para acabar com a fome que vem com frio, nada a mais!

 

Veja nossas 10 dicas para que você possa continuar curtindo as delícias dessa época do ano, sem se privar de nada e sim, fazendo escolhas melhores para seu corpo e satisfazendo seu paladar da mesma forma.

 

1. Não deixe de praticar atividades físicas. No inverno, nosso corpo gasta ainda mais calorias para mantê-lo aquecido, então aproveite para “queimar” mais. Faça exercícios indoor para que o frio não seja uma desculpa, o Pilates é sempre uma ótima opção.

 

2. Substitua o leite integral do chocolate quente ou capuccino pelo leite desnatado. E se levar creme de leite, prefira o light, pouca quantidade.

 

3. Aposte em sopas quentinhas para o jantar, mas evite cremes com muitos queijos e creme de leite. E atenção aos carboidratos, não esqueça que batata, macarrão e mandioquinha são todos deste mesmo grupo alimentar, escolha apenas um para acrescentar na sua sopa. Faça uma canja com peito de frango e muitos legumes, é saudável, leve, nutritivo e muito gostoso! Lembre-se também de deixar o queijo e as torradinhas de lado e invista nas folhas verdes como acompanhamento.

 

4. Para não deixar de consumir frutas, optar por preparações ao forno que utilize condimento para ajudar a acelerar o metabolismo como a canela, mel e o gengibre. As frutas cítricas, como laranja, limão, goiaba e acerola, são ricas em vitaminas e minerais, que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças, principalmente as comuns do inverno, como gripes e resfriados.

 

5. Beba água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas – 1,5 litro de água por dia, no mínimo. Uma ótima opção é tomar chás sem açúcar. O chá verde ou branco, por exemplo, ajuda a manter a forma. Ele é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a queimar gordurinhas, além de ser diurético.

 

6. Cuidado também com as massas. Evite molhos gordurosos à base de queijos e creme de leite, prefira os molhos ao sugo ou bolonhesa e entre as massas recheadas, prefira os recheios de carne, frango, ricota.

 

7. Substitua a salada por legumes cozidos e verduras refogadas quentinhas.

 

8. Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada. Em vez de cair de boca na caixa de bombons coma cookies de fibras e tente comer de três em três horas. Outra opção é incluir aos preparos uma porção de fibras solúveis. Livres de calorias e sem sabor, elas são vendidas em sachês e ajudam a controlar os picos de apetite, inimigos das dietas.

 

9. Coma seu fondue sem peso na consciência. Já existem no mercado receitas prontas na versão light. No entanto, se você for prepará-la em casa, bastam algumas adaptações: escolha os tipos de queijo mais magros e utilize leite desnatado. Outra dica bacana e simples é usar vegetais no lugar do pãozinho. Cenoura, pepino, couve-flor e brócoli dão conta do recado e a ajudam a não extrapolar nas porções de carboidrato. No caso do fondue de carne, prefira as chapas quentes ao invés de óleo.

 

10. Escolha um dia da semana para comer o prato que quiser. Afinal, ninguém é de ferro! Mas nada de relaxar: no restante dos dias, ande na linha! Essa “liberação” pode ser encarada como um prêmio depois de uma semana de alimentação disciplinada, com foco nos seus objetivos. Você merece!

 

Fonte: Ig