Sede do SECSP é palco de debate previdenciários com a realização do seminário "O Futuro Já Chegou Pra Você? - Aposentadoria com Segurança e Conhecimento"

24/01/2024


Na manhã desta quarta-feira (24/01), o departamento de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) realizou o Seminário "O Futuro Já Chegou Pra Você? - Aposentadoria com Segurança e Conhecimento". O evento foi uma parceria entre o Sindicato, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).


A mesa de abertura contou com a participação de Ricardo Patah, presidente do SECSP e da União Geral dos trabalhadores (UGT), Cleonice Caetano Souza, (Cleo) anfitriã do evento, Vice-presidente da UGT e Diretora de Assistência Social e Previdência do SECSP, Rogério Jesus Santos, Diesat e Felix João de carvalho, Coordenador estadual PEP - Programa de Educação Previdenciária do INSS, Analista de Seguro Social e especialista em educação corporativa.


A realização do Seminário teve o objetivo de promover um bate papo com representantes sindicais, advogados (as) e trabalhadores (as) de Recursos Humanos de várias empresas para tirar dúvidas que foram geradas a partir da reforma previdenciária. “As mudanças na legislação geraram muitas dúvidas nos RHs das empresas e este evento busca trazer mais informações”, disse Cleonice.


“Falar de um tema tão importante para a classe trabalhadora e quando falamos em classe trabalhadora é o Sindicato, as empresas, os trabalhadores e as trabalhadoras, um tema que interessa a todos nós, porque o que queremos é viver e envelhecer com saúde, tendo a oportunidade de ter nossos direitos garantidos pela previdência Social”, explicou Cleo.


Ricardo Patah, enfatizou a fundamental importância em se debater o tema e ressaltou que os palestrantes são profundos conhecedores do tema. “Precisamos cada vez mais trazer para os brasileiros e brasileiras a condição de serem cidadãos, pois não é possível um país que tem a maior quantidade de terras agricultáveis do mundo, minério como em nenhum outro país tem, um povo maravilhoso e uma quantidade enorme de gente desalentada, com pessoas morando na Rua, Cracolândia aqui do lado e aposentados que não têm dinheiro para comparar remédio, alguma coisa está errada”.


Segundo Patah, essa é uma condição que não será mudada da noite para o dia, como algo imediatista, mas é preciso sinalizar caminhos. “Aqui estão as pessoas que conhecem do assunto e vão falar, só que o mais importante é quem vai ouvir, absorver o conhecimento para aplicar no dia a dia”.


João carvalho ministrou o tema “aposentadoria e os principais pontos da reforma da previdência”. Rogério abordou o tema “navegando pelas ondas de saúde mental e emocional no ambiente de trabalho”. 


Durante o seminário foi aberta uma sessão de debates, onde o público presente pode fazer perguntas e sanar dúvidas sobre os temas abordados.