SECSP e UIL PENSIONATI comemoram 20 anos da construção do Espaço dos Sonhos, sede da Associação Ponte Brasílitália

29/01/2024


Em 25 de janeiro foi dia de festa dupla para os moradores e moradoras da comunidade de Vila Dalva, no Rio Pequeno, capital paulista, que além de comemorar os 470 anos da Cidade de São Paulo, celebraram os 20 anos da construção do Espaço dos Sonhos, sede da Associação Ponte Brasilitalia, construída numa parceria entre do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a UIL PENSIONATI (Sindicato dos Aposentados da Itália).


As atividades, que contaram com a visita de uma delegação italiana, envolveram músicas, danças, roda de capoeira, comidas típicas brasileiras e a presença de autoridades como Carlos Zarattini, deputado federal, Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Alda Marco Antônio, que foi grande incentivadora da parceria Brasil/Itália para gestão da instituição, Domênico Fornara, Consul Geral da Itália, Fábio Porta, deputado na Câmara dos Deputados da Itália, entre outros.


Os anfitriões Ricardo Patah e Antônio Carlos Duarte, respectivamente, presidentes do SECSP e da Ponte Brasilitália, deram as boas-vindas aos visitantes contando um pouco da história da Associação, do trabalho realizado pelo ex-presidente do SECSP Rubens Romano e a irmã Maria Crepaldi, da Congregação irmãzinhas da Assunção, enaltecendo a parceria entre o SECSP e a UIL PENSIONATI.


Duarte ressaltou que se não fosse o trabalho dos (as) colegas voluntários (as), da parceria SECSP e UIL dificilmente a ponte estaria de pé. “Queria agradecer vocês da Itália, que nos ajudam muito, uma parceria que já dura mais de 20 anos e que com certeza continuará trazendo bons frutos”.


Ricardo Patah advertiu que São Paulo, apesar de uma das cidades mais ricas do Brasil, ainda conta com um grande quadro de desigualdade e que, no entorno da sede da Associação, é possível ver ainda muita pobreza com casas sem saneamento básico e com esgoto a céu aberto.


“O Brasil é um país rico. Temos minério, agricultura entre outras atividades, mas uma população muitas vezes desalentada, com muita gente passando fome”, disse Patah.


Ricardo, que se mostrou emocionado com o evento, enfatizou que o trabalho realizado na Associação é de solidariedade e amor que busca, de forma eficaz, realizar ações para o futuro do país. “Com certeza enquanto nós tivermos essa relação, que vai ser melhorada e ampliada, conseguiremos fazer um modelo, aqui no Rio Pequeno, de educação, de trabalho e inclusão”.


O deputado Fábio Porta afirmou que a parceria com o SECSP é fundamental para o sucesso dos trabalhos da Associação.


Domênico Fornara, Consul Geral da Itália lembrou que o ano, de 2024, é comemorado também os 150 anos da imigração italiana para o Brasil e que o trabalho conjunto entre os países sempre geou bons frutos. “Quando o Fábio Porta fez o convite para eu estar aqui, respondi em menos de um minuto, pois prezo muito esse tipo de trabalho e de atividade. Quando cheguei em São Paulo fiquei maravilhado com a riqueza e a beleza do Brasil, mas também fiquei chocado com a desigualdade. Uma desigualdade na qual é preciso trabalhar juntos”.


A cerimônia contou com a presença dos diretores do SECSP Edson Ramos, Isabel Kausz, Avelino Garcia e Erasmo Jacinto da Silva, da Chefe de Assessoria Especial Articulação Política de Trabalho para Desenvolvimento, Rosana Aparecida Vale, e os (as) integrantes da delegação italiana Carmelo Barbagallo, secretário Geral da UIL, Agostino Siciliano, presidente da FERPA (Federação Europeia de Aposentados), Cecília de Laurenzi, tesoureira UILP, Francesca D’Antimi e Lívia Piersanti, secretárias nacionais UILP e dos diretores da UIL Rosaria Pucci, Giuliano Zignani, e Maria Candida Imburgia.


Homenagem

A organização da festa realizou uma homenagem as pessoas que, ao longo dessas duas décadas, ajudam a fazer o sonho da irmã Maria Crepaldi, que foi abraçado pelo sr. Rubens Romano, se tornar a realidade na vida das crianças que hoje são atendidas pela Associação.

Antônio Carlos Duarte, presidente da Associação, se emocionou ao receber uma das placas agradecendo a dedicação e o amor pelo trabalho realizado na ponte Brasilitália.


A festa

O relógio batia 10 horas da manhã quando a delegação italiana chegou à sede da Associação Ponte Brasilitália, que já estava decorada com bexigas e faixas. Enquanto os visitantes conheciam as dependências da Casa dos Sonhos, as crianças se preparavam para as apresentações.

O início das atividades contou com a apresentação de coral, que executou os hinos nacionais brasileiro e italiano.

Em seguida aconteceu a exibição musical e de dança, que contou com a apresentação de Frevo, dança nascida no final do século XIX, em Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco, que se tornou, em 2007, Patrimônio Cultural do Brasil que, assim como a roda de capoeira, contagiaram todas as pessoas presentes.

Uma placa em comemoração as 20 anos de construção da sede da Associação foi inaugurada pelo presidente Antônio Carlos Duarte, o Consul Italiano, Domênico Fornara, o deputado da Itália Fábio Porta e Carmelo Barbagallo.


História da Ponte Brasilitália

A instituição, iniciou as atividades em junho de 1992, pela irmã Maria Crepaldi, da Congregação irmãzinhas da Assunção, com o propósito de oferecer, a crianças e adolescentes da região atividades extracurriculares como aulas de reforço em matérias como matemática e português.

Em 1998, o projeto passou a contar com a parceria do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a UIL PENSIONATI (Sindicato dos Aposentados da Itália), que inauguraram a primeira sede e, em 2004, para atender melhor a comunidade, foi construído o Espaço dos Sonhos, um projeto do arquiteto Francesco Orofino, um centro poli funcional com uma área de 780m composto por dois prédios interligados que atende 180 crianças carentes, de 6 a 17 anos oferecendo atividades de reforço escolar e culturais, tais como capoeira, artesanato, e outras voltadas ao desenvolvimento da cidadania.