Para 89% dos paulistanos, praças e parques de SP são pouco seguros para crianças e adolescentes

15/10/2019


Pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope Inteligência, aponta que 89% dos moradores da cidade de São Paulo consideram que praças e parques públicos são pouco ou nada seguros para crianças e adolescentes.

Entre os entrevistados, as respostas são:

 

  • 55% dizem que os locais são pouco seguros;
  • 34% nada seguros;
  • 5% muito seguros;
  • 6% não souberam ou não responderam.

 

O levantamento ouviu 800 moradores da capital, com mais de 16 anos de idade, entre os dias 03 e 19 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Quadras esportivas

Segundo a pesquisa, 82% dos paulistanos também consideram as quadras poliesportivas pouco ou nada seguras:

 

  • 56% afirmaram que são pouco seguras;
  • 26% nada seguras;
  • 7% muito seguras;
  • 11% não souberam ou não responderam.

 

Quase metade das pessoas entrevistadas é responsável por alguma criança ou adolescente – 26% são responsáveis por criança; 12% por adolescente; 8% por criança e adolescente; 7% moram com criança ou adolescente, mas não são responsáveis; 45% não são responsáveis e nem moram com criança ou adolescente.

Melhorar a infraestrutura das creches e escolas é a ação mais apontada como prioridade para que a cidade promova mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes, com 32% das citações.

 

Segundo outra pesquisa divulgada pela Rede Nossa São Paulo neste ano, 47% dos paulistanos que têm filhos precisaram esperar mais de 6 meses por uma vaga em creche.

 

A melhor conservação de espaços públicos como praças e parquinhos foi a segunda ação mais citada para melhorar a qualidade de vida, com 23% das respostas. Na sequência estão aumentar a oferta de atividades culturais (18%), aumentar as áreas verdes (11%) e ampliar o número de equipamentos seguros para crianças e adolescentes brincarem e se divertirem (11%).

 

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública afirmou, em nota, que "não comenta pesquisas cuja metodologia desconhece".

"Desde o início da atual gestão, o governo de São Paulo tem intensificado as ações de combate à criminalidade em todo o Estado, com investimentos em tecnologia, equipamentos e com a realização de megaoperações, como São Paulo Mais Seguro, que amplia o policiamento em diversos pontos da cidade, incluindo praças e parques.

 

Somente na capital paulista, de janeiro a agosto deste ano, a maioria dos crimes apresentou redução ante o mesmo período de 2018, entre eles os homicídios (-7,06%), os latrocínios (-24,49%), os estupros (-4,90), o roubo de veículo (-19,75%), o furto de veículo (-6,57%) e o roubo de carga (-16,30%). No período, o trabalho policial resultou na prisão ou apreensão de 36.291 criminoso, 1.924 armas apreendidas e 14.853 veículos recuperados na cidade", diz a nota.

 

Fonte: G1