Jovens ficam com 80% das vagas formais

24/08/2020


Em julho, primeiro mês em que o país registrou saldo positivo de empregos formais após o início da pandemia de covid-19, jovens de até 24 anos ocuparam cerca de 80% das vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Além disso, empregos de menor remuneração e baixa qualificação lideraram a lista de postos criados.

Do saldo de 131 mil vagas formais em julho, 104,4 mil foram ocupadas por jovens até 24 anos. Em um distante segundo lugar vem a faixa de 25 a 29 anos, com 31,9 mil admissões. Na outra ponta, com 38 mil demissões, estão empregados acima de 50 anos, segundo dados do Caged.

Entre as funções que mais demandaram mão de obra, estão embaladores e alimentadores de linha produção (37 mil trabalhadores) e ajudantes de obras e outros trabalhadores da construção civil (34 mil). Na outra ponta, profissionais da educação, com a perda de 11 mil vagas, com destaque para professores do ensino superior (-7 mil), e profissionais das ciências e das artes, com um saldo de 7,2 mil demissões, foram os destaques negativos.

Fonte: Valor Econômico