Maioria dos panetones de mercado tem a mesma validade. Saiba o motivo

13/11/2020


Como de costume, as gôndolas de supermercados exibem, nesta época do ano, as mais variadas opções de panetones. Em visita a uma unidade do Pão de Açúcar, em São Paulo, a equipe de Nossa percebeu uma curiosidade: embaixo das caixas das versões industrializadas, consta a data de validade. E, pasmem, independente do fabricante, grande parte do vencimento é o mesmo: 31 de março de 2021.

A data não se trata de uma coincidência. As unidades expostas também não foram fruto de um lote único. A explicação é, na verdade, mercadológica.

Questionada pela reportagem, a Pandurata Alimentos, responsável pela Visconti, Bauducco e Tommy, explicou que é uma questão de sazonalidade referente ao consumo de panetone e sua exposição no varejo.

Em nota, a empresa diz que "tem processos rigorosos" e que "a marcação da data de validade faz parte do controle de qualidade dos produtos da companhia. Essa marcação certifica que os produtos sazonais tenham um tempo específico de exposição nas gôndolas do varejo, garantindo a qualidade das fornadas, sendo no máximo até 31/03/2021 para o Natal".

Os panetones da rede de supermercados Zaffari, produzidos pela Casa Suíça, recebem a mesma datação.

"Por questões de sazonalidade referentes ao consumo do panetone, as indústrias fabricantes do produto estabelecem uma data de vencimento única, porém sempre assegurando que a qualidade seja preservada, independentemente da data de fabricação do lote", esclareceu a rede por meio da assessoria de imprensa.

Fonte: UOL