Golpes financeiros crescem quase 54% em 2020, diz estudo; veja dias e horários preferidos dos criminosos

09/02/2021

Em 2020, a quantidade de tentativas de fraudes no comércio eletrônico no Brasil aumentou 53,6% na comparação com 2019, segundo dados da Clearsale, empresa especializada em soluções antifraude. O tíquete médio das tentativas de fraude foi de R$ 1.002, o dobro do visto nas transações legítimas, segundo o estudo.

A pandemia explica o salto nas fraudes, de acordo com a pesquisa. “Por causa da pandemia, que chegou ao Brasil depois do Carnaval, o e-commerce se tornou a única opção de compra das pessoas em muitos casos. Com isso, o número de vendas online explodiu, bem como o de fraudes”, diz o estudo.

Em 2020, considerando segmentos como e-commerce, mercado financeiro, telecomunicações, entre outros, a companhia analisou 106 bilhões de transações digitais, identificou 3,5 milhões de tentativas de fraude. O estudo, intitulado Mapa da Fraude 2020, considerou o período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

A pesquisa também mostra em quais dias da semana as fraudes no e-commerce são mais comuns. Em 2020, as quartas-feiras foram os dias que mais registraram tentativas de fraudes, respondendo por 16,8% do total. Porém, os dados mostram um equilíbrio significativo durante os dias de semana, e uma diminuição no fim de semana.

O estudo também mostrou que o período do dia em que os golpes mais aconteceram em 2020 foi no intervalo entre 14h e 19h. “Ao contrário do que muitos pensam, a fraude não é cometida isoladamente no meio da noite. Os fraudadores praticamente cumprem expediente em horário comercial”, diz o estudo.

Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da Clearsale, afirmou que é preciso desmitificar o hacker que trabalha sozinho e de madrugada. “As fraudes não acontecem exclusivamente com esse perfil de cibercriminoso. Muitas vezes, durante a semana, quem atua são quadrilhas especializadas em golpes e com pessoas experientes em diversas áreas como tecnologia, mercado financeiro, etc. Elas agem à luz do dia mesmo e em intervalos com volumes significativos de transações porque, em tese, conseguem atuar sem serem percebidas”, explica.

A Clearsale não tem dados específicos sobre o volume de compras em cada hora do dia, mas como identifica mais fraudes neste intervalo, entende que um volume significativo de consumo acontece.

Fonte: InfoMoney