12 receitas que todo mundo precisa saber para começar a se aventurar na cozinha

29/09/2016

ARROZ

Soltinho, branquinho e bem temperado. Se você pensou em arroz, acertou. Este é um dos primeiros passos para quem está começando na cozinha e o segredo para caprichar no arroz de todo dia é simples: fritar bem o arroz no alho e na cebola e ter uma chaleira com água fervendo a postos. Confira a receita. 

 

 

FEIJÃO

Se você nunca preparou feijão porque tem medo de errar no tempero ou não gosta nem de chegar perto da panela de pressão, calma. A chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, mostra que o preparo não tem muito mistério.

 

OVO FRITO

Depois de dominar este passo a passo ninguém poderá insinuar que você não sabe cozinhar. O clássico ovo estrelado, com clara crocante e gema mole, é um ótimo quebra-galho na cozinha, além de ser fácil de preparar. 

 

BIFE

Agora que você já sabe fazer arroz, feijão e ovo, só falta o bife para o prato ficar completo. Esquente a frigideira e capriche no tempero.

 

 

MOLHO BÉCHAMEL

O Béchamel está entre os molhos clássicos que um cozinheiro precisa saber fazer. O molho branco, no vocabulário popular, vai bem com muita coisa: além de ser um par ideal para massas, é a escolha certa para pratos gratinados.

 

 

MOLHO DE TOMATE COM CEBOLA E MANTEIGA

Não, um bom molho ao sugo não vem envolvido em nenhum rótulo. Bastam alguns tomates, cebola, manteiga, sal e um pouco de paciência. Depois de provar esta versão aconchegante e facílima você vai se sentir um cozinheiro de mão cheia

 

ESPAGUETE AO ALHO E ÓLEO

O espaguete é aquele tipo de comida que te livra de vários apuros, desde a necessidade de cozinhar algo rápido à falta de ingredientes na despensa. Basta ter um pacote de massa, azeite e alho para você fazer a festa. Se tiver um parmesão ralado dando sopa, a refeição fica ainda mais completa. 

 

PEIXE À GREGA COM TOMATES MARINADOS

Quer surpreender os convidados com um almoço ou jantar digno de restaurante? Esta receita de peixe à grega com tomates marinados é uma boa opção. Embora pareça difícil, a parte mais trabalhosa é picar os ingredientes da marinada (a dica é comprar um peixe limpo e sem espinhas). 

 

TORTA RÚSTICA

Agora que você já sabe fazer pratos básicos do dia a dia, é hora de avançar de nível. Esta torta rústica combina sabores da culinária mediterrânea, como berinjela e abobrinha, e será lembrada por todos que a experimentarem. 

 

QUEIJO QUENTE COM CEBOLA AGRIDOCE

O queijo quente do lanchinho vai ficar ainda melhor com um toque inusitado de cebola agridoce e mostarda dijon. O segredo do preparo é fogo baixo e queijo ralado.

 

VERRINE DE BRIGADEIRO COM FAROFA DE PISTACHE

É hora da sobremesa! No menu de qualquer cozinheiro brasileiro, seja amador ou chef, tem que ter brigadeiro. E, para não ficar só no tradicional, vale incrementar, como nesta verrine (sobremesas servidas em camadas) de brigadeiro com farofa de pistache. 

 

Fonte: Estadão

 

 

CAFÉ COADO

O clássico cafezinho tem jeito certo de preparo. Para evitar que num dia ele fique forte demais e no outro pareça um “chafé”, a dica é memorizar as proporções corretas de pó e água. Outro segredo é escaldar o filtro de papel antes de passar o café.