Carros da Ford terão assistente pessoal Alexa

06/01/2017


Depois de ser integrada a caixas de som, televisões e até mesmo brinquedos, a Alexa, assistente pessoal da Amazon, chegará também aos carros em breve. A montadora Ford anunciou ontem, durante a Consumer Electronics Show, a integração do sistema de inteligência artificial com o Sync 3, plataforma disponível em alguns carros conectados da fabricante. 

 

O objetivo da montadora de veículos é criar uma plataforma de entretenimento dentro do carro. Por meio da Alexa, o motorista e os passageiros poderão pedir para trocar de música, escolher a estação de rádio, fazer compras em lojas virtuais ou fazer ligações.

 

Segundo o anúncio da empresa, a Alexa será modificada para uso em automóveis. Será possível, por exemplo, pedir que ela abra a porta do carro ou que mostre no Waze o caminho a ser percorrido para chegar a algum lugar em específico.

 

A integração dos sistemas também permitirá que os motoristas obtenham informações atualizadas sobre o veículo, como nível de gasolina e localização, quando estiverem em casa. Para isso, porém, é necessário ter a caixa de som inteligente da Amazon, chamada de Echo, que também funciona com a Alexa.

 

“A Ford e a Amazon estão alinhadas em torno de uma visão de que sua voz deve ser a principal forma de comunicação com seus dispositivos favoritos e serviços”, afirmou o diretor executivo da Ford para veículos conectados, Don Butler, durante apresentação na CES. 

 

O serviço para a plataforma Sync 3, que está disponível apenas nos carros Ford Focus Electric, Fusion Energy e C-MAX Energy, chegará nos Estados Unidos a partir da metade de 2017.

 

Fonte: Estadão