Cremesp aponta irregularidades em hospitais de programa de Doria para tratar usuários de droga

15/08/2017

Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) fiscalizou os hospitais psiquiátricos conveniados ao programa municipal Redenção, política criada pelo prefeito João Doria para usuários de drogas na cidade, e encontrou diversas irregularidades no serviço.

 

Um relatório apontando os problemas será entregue à Prefeitura nos próximos dias. A informação é da GloboNews. A reportagem entrou em contato com a gestão municipal e aguarda retorno.

 

“Nós esperamos que a Prefeitura de São Paulo trate esse problema dos usuários da Cracolândia de uma forma sistêmica, articulada entre as várias profissões da saúde mental, com um ancoramento psicossocial que impeça com que esses pacientes, depois da alta hospitalar, seja por alta a pedido ou por alta médica, eles mantenham uma linha de tratamento que assegurará que eles não retornarão à vulnerabilidade social da qual são egressos e que os levaram à Cracolândia da Sé”, disse o presidente do conselho, Mauro Aranha.

 

Dentre os problemas, o documento aponta que há apenas um médico presente diariamente no Hospital Cantareira. A ala da internação tem somente um posto de enfermagem - ambos os serviços estão fora do padrão determinado pelo Ministério da Saúde.

 

Os prontuários do centro médico analisados estavam sem a documentação que comprova que os pacientes foram internados por vontade própria e não compulsoriamente.

No caso do Centro Hospitalar São João de Deus, os pacientes não recebiam encaminhamento após finalizarem o tratamento. Também foi identificado na sala de emergência a ausência de ventiladores mecânicos e outros equipamentos fundamentais para atendimento de casos críticos.

 

O Conselho ainda constatou que a Casa de Saúde Nossa Senhora do Caminho, supostamente responsável pelo atendimento, está fechada.

 

Fonte: G1