Concessionárias abrem no domingo de feriado e obrigam comerciários a trabalhar

26/04/2013

No domingo, 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes, a equipe do Sindicato dos Comerciários percorreu a cidade de São Paulo para se certificar de que as concessionárias estariam fechadas.
  
Ledo engano! Esperava-se que as lojas não estivessem abertas por ser feriado. Além disso, foi acordado em Convenção Coletiva que as concessionárias só poderiam abrir dois domingos ao mês.
  
Mas nossa constatação foi decepcionante: as lojas estavam abertas e algumas até se vangloriavam disso expondo cartazes informando ao consumidor sobre seu funcionamento.
  
A situação mais chocante foi a de um funcionário do grupo Caoa/Hyundai. Por não ter com quem deixar seu filho, em pleno domingo, o comerciário foi obrigado a levar a criança para o trabalho.
  
As lojas obrigam seus vendedores a trabalhar no domingo e isso está errado. O comerciário precisa ter essa consciência, confiar no Sindicato e fazer a sua parte para que seja cumprido o que foi acordado com o patronal em Convenção Coletiva de Trabalho. Caso a empresa não cumpra o combinado, terá de pagar uma multa de R$ 1700 por comerciário e, em caso de novo descumprimento, um adicional de 20%.
  
“Todo trabalhador tem direito a ficar com a família, descansar e a ter momentos de lazer. É imprescindível que se cumpra a Convenção, ou seja, que se trabalhe apenas dois domingos ao mês. Estamos aqui para garantir os direitos dos comerciários. Se o acordo não for cumprido, o trabalhador deve entrar em contato imediatamente com o Sindicato, pelo telefone 2111-1818, e denunciar a loja. Nós iremos até o local resolver a questão”, explica Josimar Andrade, diretor de Relações Sindicais da Entidade.
 
Outa questão a que o comerciário deve se atentar é a que benefícios tem direito por ter trabalhado num dia de feriado, como foi o domingo, 21 de abril. Basta consultar a Convenção Coletiva e exigir seus direitos.