2013 é o ano do Contabilista no Brasil

26/04/2013

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) presta uma dupla homenagem ao Profissional da Contabilidade, em comemoração ao seu dia, celebrado em 25 de abril, e por 2013 ser o Ano da Contabilidade no Brasil. A UGT reconhece a importância desse profissional e parabeniza todos os seus sindicatos filiados nesta área.

 

O trabalho do contabilista é a base para o sucesso de uma empresa e, consequentemente, a garantia de qualidade para o trabalhador. Para atuar no mercado, o profissional de contabilidade necessita de amplo conhecimento, acompanhar o panorama econômico, fazer uma pesquisa de atuação da empresa nascente. É este profissional o responsável pelo crescimento de qualquer empreendedor. O sucesso de uma empresa e seus resultados se deve ao desempenho qualificado do contador.

 

Considerada uma das mais antigas profissões datadas na história da humanidade, desde 8 mil a.C., seu trabalho sempre foi o de prosperar e fazer crescer o patrimônio humano, desde as trocas de bens e serviços. Um  profissional que tem que estar antenado com as tendências da sua era, do mercado e do mundo. Para isso precisa ser capacitado, estudioso e organizado.

 

No Brasil dos anos 40, com a expansão da industrialização, a Lei 9.245/46 regulamentou a profissão contábil, instituindo o CFC. Desde então, esses profissionais especializados vêm dando sua contribuição ímpar ao cenário mercadológico de crescimento, contribuindo para o desenvolvimento de toda uma nação.