UGT realiza 17ª Reunião Plenária da Executiva Nacional

29/04/2013

A 17ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que acontece nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), em São Paulo, enfatiza a luta ugetista em prol da melhoria na qualidade de vida e o avanço dos direitos da classe trabalhadora.

 

O encontro reúne presidentes estaduais da central e secretários, assessores e parlamentares para debater os caminhos que a UGT percorrerá no decorrer do ano de 2013.

 

Segundo o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, ao longo dos seus seis anos de existência, a central sindical é a que mais se comprometeu, no Brasil, com os interesses da classe trabalhadora, pois não só atua nas questões relacionadas ao mundo do trabalho, nas relações entre patrão e empregado, mas também desenvolve ações que culminam na construção de políticas públicas de interesse da população. É a entidade que têm em sua composição o maior número de parlamentares comprometidos com os interesses da sociedade.

 

“Somos uma central que defende a classe trabalhadora, mas atuamos também na construção de políticas públicas. Apesar de desenvolvermos um bom trabalho em áreas como gênero e raça, mulheres, LGBT e acessibilidade, e de ter essas ações reconhecidas, é preciso avançar, principalmente, quando pensamos em melhorias no sistema de saúde, educação e segurança para a população”, explica Patah.

 

O encontro que busca, a nível nacional, reforçar o conceito da UGT como uma entidade plural, inovadora, cidadã e ética, visa levar a sindicatos de todas as regiões do país, a ideia de se construir um Brasil mais justo e igualitário, por meio de um sindicalismo diferenciado, dinâmico e atuante em todas as áreas de interesse da sociedade. “Não somos uma central chapa branca ou que defende um único partido político, nosso ideal é fortalecer as questões de interesse da classe trabalhadora, por isso temos que ser uma central mais política”, diz o presidente ugetista.

 

Haitianos

 

Indignado com o tratamento dado aos haitianos que vem ao Brasil em busca de refúgio, Ricardo Patah ressaltou que a UGT defende a liberação de vistos sem imposição de limites a essa população porque é uma entidade que defende os brasileiros que sofrem qualquer tipo discriminação quando trabalham ou estudam em outros países.

 

Eventos esportivos

 

Para Patah, em relação às questões que envolvem os principais eventos esportivos que acontecerão no Brasil até 2016, é preciso avançar ainda mais nas discussões, pois a Copa das Confederações está chegando e existe ainda uma falha no acesso à muitos dos locais onde serão realizados os eventos. Além de ser preciso debater a forma de atuação da UGT durante os eventos, para que a população não seja prejudicada e os trabalhadores tenham todos os seus direitos respeitados.

 

Constituição Federal

 

Neste ano de 2013, a UGT realizará, no segundo semestre, um seminário em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal de 1988. Conhecida também como Constituição Cidadã, pois promoveu o fortalecimento da inclusão social e melhorou o acesso da população a serviços básicos como saúde e educação, entre outros avanços.

 

“A ideia é realizar um levantamento de todos os avanços que aconteceram com a promulgação da Carta Magna, juntamente com as proposta que não entraram em vigor nesse período e debater com a classe acadêmica, com especialistas e com a população em geral”, descreve Ricardo Patah.