Exposição no Sindicato lança mês da Consciência Negra na Categoria Comerciária

08/11/2013

As atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra na Categoria Comerciária foram oficialmente iniciadas na quinta-feira, dia 7 de novembro.

 

O primeiro evento foi a abertura da exposição “África em Nós”, uma parceria entre a Diretoria de Assistência Social e Previdência/Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

"Este mês, mais do que nunca, o Sindicato está à frente de projetos de inclusão e reinserção de pessoas no mercado de trabalho. Estamos homenageando um povo, uma raça, uma origem - a nossa origem, porque somos todos originários da mãe África. Queremos, com esse espaço, essa exposição e nosso trabalho diário, mudar a consciência de um povo, acabar com a discriminação, especialmente por parte de patrões do comércio. Chega de salários e tratamentos diferentes entre homens, mulheres, negros, brancos, nordestinos", disse o vice-presidente do Sindicato, José Gonzaga da Cruz.

 

Em 2010, a Secretaria da Cultura promoveu a campanha fotográfica “África em Nós”, que convocava a população paulista a enviar fotos que revelassem sua forma de ver e sentir a influência africana no cotidiano brasileiro. A campanha recebeu mais de 7 mil fotografias e as 101 melhores imagens, escolhidas por uma comissão julgadora, sob a curadoria do fotógrafo Walter Firmo, formaram a exposição “África em Nós”. Agora, esse acervo foi doado ao Sindicato.

 

"Estamos desde sempre na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação, inclusive a racial, que, infelizmente, sabemos que ainda acontece em diversos setores da sociedade. Ter essa exposição aqui na nossa Sede é um orgulho, uma prova de que o Sindicato dos Comerciários tem não apenas um discurso, mas um lindo trabalho na prática por uma sociedade mais justa", disse Cleonice Caetano, diretora do Departamento de Assistência Social e Previdência / Secretaria da Diversidade da Entidade Sindical.

 

Também estava presente Valdir Vicente, secretário de Políticas Públicas da União Geral dos Trabalhadores (UGT), entidade à qual o Sindicato é filiado. "Há alguns anos foi criado um Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial para chamar a atenção do movimento sindical para o problema da discriminação, que ainda não era muito considerado. Por isso, após tantos avanços, uma exposição dessa dentro de um sindicato é um momento para ficar na história", disse Valdir.

 

Participaram do evento representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Ordem dos Advogados, do Ministério Público, sindicatos filiados à UGT, entidades parceiras do Sindicato, comerciários, entre outros.

 

Não deixe de prestigiar essa expressão da nossa cultura. Confira a exposição “África em Nós” de segunda a sexta, das 10h às 17h, no mezanino do Sindicato dos Comerciários de São Paulo – R. Formosa, 99, até o dia 29 de novembro.

 

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/comerciariossp/sets/72157637426551936/