Mês da Consciência Negra – “Toda hora é um momento de reflexão sobre a diversidade e a inclusão”

14/11/2013

Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, a Diretoria de Assistência Social e Previdência/Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu, no dia 14 de novembro, na sede da Entidade, o seminário “As questões da promoção da igualdade étnico-racial na categoria comerciária”.


“É um orgulho sediar eventos como este. Nosso Sindicato sempre abraçou a possibilidade de termos um Brasil com igualdade. Para nós, toda hora, e não apenas o mês de novembro, é um momento de reflexão sobre a diversidade e sobre a inclusão no comércio e no País,”, falou o presidente da Entidade Sindical, Ricardo Patah.


Cleonice Caetano, diretora de Assistência Social e Previdência/Secretaria da Diversidade do Sindicato, reforçou: “Embora seja um absurdo ainda ser necessária uma discussão sobre essa temática em pleno século 21, lutamos incessantemente pela igualdade. Não podemos nunca perder nossa dignidade e nossa indignação”.


A primeira palestrante foi Matilde Ribeiro, Secretária Adjunta de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de São Paulo, que foi também ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Governo Lula.

 

 

Matilde Ribeiro e Cleonice Caetano                                                                   

 


Entre tantos temas que aguçaram a reflexão nos presentes, a Secretária ressaltou que um dos maiores esforços é “tirar a herança negativa de que a raça negra é descendente de escravos. Isso não é verdade. Somos descendentes da África e parte do nosso povo foi escravizado de forma imposta”.


Dojival Vieira, diretor da Afropress, proferiu a segunda palestra. O jornalista e advogado reafirmou a importância de a população brasileira não se dedicar à conquista de políticas públicas e de ações que promovam a igualdade, seja de gêneros ou de raças, apenas em datas específicas. “Isso é um trabalho diário. Não podemos pensar nos negros só em novembro ou nas mulheres só no dia 8 de março. Temos um País muito rico, mas desigual.”


Os eventos em comemoração ao Mês da Consciência Negra continuarão ao longo de novembro. Fique atento à nossa agenda.


No domingo, dia 17, Ricardo Patah receberá o Troféu Raça Negra, entregue aos profissionais negros que se destacaram no ano e às pessoas que contribuíram com iniciativas para tornar a sociedade brasileira mais plural. Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho de inclusão e busca da igualdade do Departamento de Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.