UGT e Sindicato dos Comerciários de SP recebem oscar da comunidade negra

18/11/2013

Para coroar todo o trabalho desenvolvido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no que tange a luta por um país democrático, igualitário e livre, definitivamente, de todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, na noite deste domingo (17), Ricardo Patah, presidente das entidades foi um dos premiados durante a entrega do Troféu Raça Negra 2013, que está na sua 11ª edição.

 

O evento, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, reuniu ministros, vereadores, deputados, estudantes e professores da faculdade Zumbi dos Palmares, além de militantes do movimento negro de diversos países. Entre eles, Alpha Candé, primeiro presidente eleito de forma democrática em Guiné e Jesse Jackson, ex-senador americano e ativista dos direitos civis, que trabalhou com o Dr. Martin Luther King.

 

Segundo Patah, foi extremamente gratificante participar da festa que representa o óscar da comunidade negra. “Sou uma pessoa que sonha com um Brasil de igualdade de oportunidades, que ofereça as mesmas condições para todos e que possa erradicar o preconceito e a discriminação de sua sociedade,” esclarece o líder sindical.

 

“Estou recebendo esse prêmio em nome da UGT e do Sindicato dos Comerciários, por conta da ação inédita, no Brasil, que as entidades promoveram em prol do avanço dos direitos civis dos negros e negras na cidade de São Paulo, pois conseguimos fechar uma convenção coletiva em todos os supermercados paulistanos para que haja uma cota de contratação de funcionários e para que não tenhamos mais discriminação,” explica  Patah.

 

O líder ugetista reforçou sua luta em prol de inclusão social e avanço de direitos civis, principalmente porque é inadmissível a maneira com que os trabalhadores e trabalhadoras afrodescendentes são tratados na maior e mais rica cidade brasileira. “Numa de nossas atividades sindicais descobrimos que no comércio de São Paulo, muitas vezes não se contrata uma pessoa por ser negra ou, segundo dados do Dieese, quando essas pessoas são contratadas seu salário chega a ser 36,11% menor em relação aos demais funcionários,” esclarece Ricardo.

 

Intitulado “Os negros no mercado de Trabalho”, a pesquisa publicada em 13 de novembro, pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que, apesar dos avanços conquistados pela comunidade negra em relação a avanços de direitos civis, afrodescendentes ainda ganham menos que um trabalhador não negro. “O Brasil que queremos é, efetivamente, democrático e igualitário,” conclui o presidente ugetista.

 

Ao eterno Emilio Santiago

A noite foi uma homenagem póstuma a Emílio Santiago, uma das mais belas vozes da música popular brasileira. O artista, morto em 20 de março, foi um dos ganhadores do Troféu Raça Negra, em 2003. “Nesta noite, temos certeza que nosso homenageado está presente e olhando por nós após se juntar a Zumbi que segue orando para ajudar o negro de todas as partes do mundo a continuar seguindo a diante,” diz o professor doutor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.