UGT denuncia ação dos Bancos internacionais em reunião no Paraguai

13/05/2013

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Crédito Contec, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou nos dias 06,07 e08 de maio, em Assunção, no Paraguai, da 9ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais, promovida pela UNI América Finanças e Comite de Finanças da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) com apoio da FETRABAN -Federação dos Trabalhadores Bancários e Afins do Paraguai. Participaram bancários da Argentina, Colombia, Brasil, Paraguai, Peru, Trindad e Tobago, Costa Rica, Uruguai e Espanha, que integram as Redes, do Banco do Brasil S.A, Santander, Itau- Unibanco, HSBC, BBVA e Scotia Bank. Representando a Contec-UGT, Rumiko Tanaka, Gilberto Antônio Vieira, Silvio de Sene, Jacira Carvalho da Silva  e Sergio Luiz da Costa.

 

A 9ª Reunião Conjunta das Redes de Bancos Internacionaiss, teve como objetivo discutir a questão da Comunicação das entidades sindicais na América Latina, diante do controle que as empresas tem sobre a mídia na América Latina. Além disso discutir e relatar a situação atual  dos bancários em cada Pais com relação as  demissões, perseguições, práticas contra as organizações sindicais dos bancários, não cumprimento dos Acordos Coletivos assinados e Violação de direitos. Como estratégia, foi proposto atividades conjuntas de Ações Efetivas de enfrentamento nos Bancos Internacionais e  intensificar a UNIDADE DE LUTA por um emprego decente, melhores condições de trabalho e benefícios iguais e melhoria salarial, para todos bancários nas Américas.

 

Foi proposto buscar novas estratégias de comunicação, com novas tecnologias para melhorar  a comunicação com os trabalhadores, levando com mais rapidez as informações de interesse da categoria. No dia 8, os trabalhadores fizeram  uma caminhada com bandeiras e faixas, pelas ´principais ruas de Assunção até o centro financeiro da capitalç do Paraguai,   passando pelas sucursais dos Bancos Internacionais em Protesto aos Bancos no Paraguay, pelas demissões e pela falta de respeito às leis trabalhistas .o da unidade, com apresentação de problemas de cada pais contribuiu para elaboração de Plano de Ação Conjunta em defesa dos diretosl dos bancários das Américas.

 

No dia 6 de maio, os trabalhadores fizeram uma manifestação em frente a Empresa Prosegur, uma multinacional com matriz na Espanha, para protestar e levar solidariedade aos 327 funcionários da Prorsegur, demitidos no Paraguai, no dia 30 de julho de 2012 quando retornavam ao trabalho, após uma greve contra as precárias condições de trabalho, com jornada de trabalho, ultrapassando 19 horas diárias, os dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores da Prosegur no Paraguay  também foram demitidos.  A greve  terminou quando a Ministra do Trabalho do Paraguai propôs uma mesa de negociação  no dia 27 de julho . A Prosegur entrou na Justiça pedindo pela ilegalidade da greve e no dia 20 de agosto, retirou a Ação. Até hoje a Prosegur não readmitiu  nenhum dos 327 funcionários. Os demitidos entraram na Justiça pedindo a reintegração. A UNI Sindicato Global  e o movimento sindical internacional, estão unidos contra a forma de gestão da Prosegur.

 

O Banco Itau-Unibanco tem contrato com esta empresa, que também atua no Brasil e tem vários problemas trabalhistas. Ela também será a  empresa que vai dar cobertura nos eventos como a Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil.