Mulher ComVida reúne milhares de pessoas na zona leste paulistana

10/03/2014

 

 

 

 

 

 

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Mulher, promoveu no domingo, 9 de março, o megaevento Mulher ComVida, em comemoração ao Dia da Mulher – celebrado em 8 de março.


O principal objetivo foi oferecer às paulistanas serviços gratuitos de cidadania, saúde e beleza.


“O Sindicato luta diariamente pelos direitos da mulher de viver em uma sociedade justa, com igualdade de salários, sem violência, sem assédio ou discriminação de qualquer natureza. O Mulher ComVida é mais uma das nossas homenagens a elas que conseguem cumprir com maestria uma jornada excessiva, sendo mulher, mãe, esposa e trabalhadora. Hoje estamos aqui na zona leste, a zona do povo brasileiro, para parabenizar a mulher brasileira, a mulher trabalhadora, a mulher comerciária. Parabéns a todas essas guerreiras!”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).


Passaram pelo evento, realizado no Parque do Carmo, em Itaquera, zona leste da capital paulista, milhares de pessoas. Entre os companheiros que prestigiaram a ação estavam Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo); Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Governo de São Paulo; Eloisa de Sousa Arruda, secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo; Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo; Denise Dau, secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo; Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo; Alda Marco Antônio, dirigente nacional do PSD-Mulher e ex-vice-prefeita da capital paulista; Keiko Ota, deputada federal, mãe de Ives Ota (garoto assassinado aos 8 anos, em 1997); Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros e Cássia Buféli, Secretária da Mulher da UGT.


“Homenagear as mulheres nesse dia é uma forma de reconhecer seu trabalho. No comércio, principalmente, elas têm jornadas triplas, mas continuam atendendo com bom humor, charme, dignidade e atenção. São todas muito guerreiras. Hoje, é a mulher que faz girar a riqueza no comércio”, disse Motta, presidente da Fecomerciários.


“O objetivo da Secretaria da Mulher do Sindicato, ao promover este evento, é não apenas valorizar a mulher como também fazer com que ela tire o dia para cuidar dela. A mulher lembra de todo mundo, cuida de filho, marido, casa e acaba esquecendo dela mesma. Ela merece esse cuidado, esse agrado. Claro que o filho está sempre junto. Por isso trouxemos várias opções de recreação, além dos serviços de saúde, cidadania e beleza. E vale lembrar que o Dia da Mulher deve ser mais do que uma comemoração – deve ser um momento de reflexão e conscientização. Não existe somente a violência física, doméstica. Há outros tipos de violência contra a mulher que devem ser exterminados. É um tipo de violência não ter creche para deixar o filho, ser assediada no transporte coletivo, trabalhar igual e ganhar menos que um homem. Precisamos de políticas públicas transversalizadas, ou seja, precisamos que todas as secretarias da cidade de São Paulo tenham planejamentos para as mulheres”, disse Isabel Kausz, diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato.


Também estava presente no megaevento o vice-presidente do Sindicato e presidente do Instituto Mutare, José Gonzaga da Cruz: “Estamos oferecendo palestras gratuitas sobre os malefícios das drogas e do álcool na vida das pessoas. Essa é a nossa missão: recuperar aqueles que estão envolvidos com entorpecentes, mas ainda têm vínculos com família, amigos e trabalho. É mais fácil recuperar e reintegrar à sociedade a pessoa que ainda possui vínculos. Queremos mostrar que há coisas muito mais importantes e bonitas no mundo do que as drogas”.


Chiquinho dos Padeiros reforçou a ideia de respeito à mulher: “Apesar de viver em um país democrático, as mulheres ainda são muito incompreendidas no mercado de trabalho e na questão da violência. Meus filhos aprendem desde cedo como respeitar sua mãe e irmã, para que, no futuro, eles sejam homens que respeitam a mulher em todos os sentidos. Isso significa que a luta contra a violência tem que começar dentro de casa”.


Foram montadas mais de 20 tendas no Parque do Carmo. Cada uma delas oferecia, gratuitamente, serviços como Delegacia da Mulher, Central de Atendimento ao Trabalhador, Procon, orientação jurídica, RG, aulas de mosaico, exames de glicemia, aferição de pressão e IMC (Índice de Massa Corporal), nutricionista, palestras da equipe do Instituto Mutare sobre álcool e drogas, escovódromo, cabeleireiro, manicure, maquiagem, limpeza de pele, entre outros.


A costureira Lidiana Paz Lima adorou a ação: “Moro na região e, quando soube do evento, me organizei para chegar cedinho. Já cumpri parte da jornada diária, deixei a casa arrumada e vim com a minha filha curtir. Depois de arrumar o cabelo, ainda tem maquiagem e limpeza de pele”.


Sem tempo de cuidar da saúde, Amanda Cristina aproveitou para fazer os testes de glicemia, IMC e pressão arterial. “Nunca tinha feito esses exames. Até agora, está tudo bem. Só falta passar com a nutricionista.”


Stephanie Ferreira aproveitou o dia para curtir a filha. “A Sofia adorou aprender a escovar direitinho o dente. Agora, eu vou me candidatar a vagas de emprego, tirar a segunda via do RG e fazer um para ela.”


Francinete Almeida também levou o filho para brincar nas áreas de lazer e recreação proporcionadas pelo Sesc e aproveitou para procurar emprego em um dos postos de atendimento do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) depois de cuidar da vaidade fazendo uma limpeza de pele. “Quem sabe não consigo um trabalho de presente de Dia da Mulher?!”


Foi o que aconteceu com Juliana Souza. “Estou desempregada e estava passeando no parque com meus filhos quando aproveitei para dar uma passada no CAT. Sou tão sortuda que já consegui ser encaminhada para uma vaga de emprego. Vou começar a semana bem, e quem sabe terminar a semana já empregada.”


Já Vanessa Feliciano estava contente por poder fazer o RG dos seus filhos: “Vamos tirar foto e pedir o documento. Esse serviço gratuito foi um presentão pelo meu dia!”.


Na oficina de mosaico, sob orientação de Camila Patah, Kauane Fernandes descobriu um dom: “Nunca tinha feito isso. É uma delícia, distrai, acalma. Acho que levo jeito!”.


“Esses eventos são interessantes para a população da zona leste, que geralmente é mais carente. Já fiz as fotos e vou tirar o RG do meu filho, fazer maquiagem, cortar o cabelo e assistir ao show” disse Sandra Reginato, que estava com toda a família no Parque do Carmo.


O megaevento Mulher ComVida foi encerrado em grande estilo, com muita animação, com a Orquestra Jazz Sinfônica e os shows dos grupos Sampa Crew e Pixote.

 

 

 

 

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/comerciariossp/sets/72157642125704025/