Diante de falta de peças, busca por carro por assinatura dispara em 2021

24/06/2021


Diante do cenário do setor automotivo, com falta de peças e fábricas paradas, uma nova modalidade de consumo vem ganhando força: o carro por assinatura. Entre janeiro e maio de 2021, as visitas em sites a partir da busca pelo termo “carro por assinatura” cresceu 457,9%, para 91.500 visitas, na comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com um levantamento exclusivo feito pela Similarweb, empresa que fornece inteligência de mercado por meio de análises e monitoramento de comportamento online.

O modelo de carro por assinatura, também conhecido por carsharing, é novo no Brasil e vem se consolidando nos últimos dois anos. Na prática, funciona como um aluguel de longo prazo. Em vez de comprar o carro, o consumidor aluga por um, dois ou mesmo três anos o modelo e no fim do contrato devolve o carro podendo renovar a assinatura com o mesmo modelo ou outro. Em alguns casos é possível comprar o modelo ao fim do contrato.

Ainda, há mais sinais de que mais consumidores têm interesse na modalidade: considerando a categoria de aluguel de carros como um todo, o termo “carro por assinatura” é o mais buscado no mesmo período, acima de “alugar carro” ou mesmo “aluguel de carro”.

Rafael Consoni, gerente de vendas da Similarweb, acrescenta que o desabastecimento de matéria-prima e componentes que as montadoras estão enfrentando, tem dificultado a compra de carros novos. Esse cenário também impacta na busca por aluguel de veículos. O InfoMoney explicou essa dinâmica em uma reportagem recente.

De fato, a popularidade da modalidade de assinatura vem crescendo, inclusive, a procura pelo termo “aluguel anual de carros” registrou um aumento de 135% em maio na comparação com abril, enquanto “aluguel mensal de carros” caiu 9,6% neste período.

Segundo Consoni, os números podem indicar que o carro começa a ser percebido mais como um serviço, do que como um bem material. “Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda. Ou seja, são diversos fatores que podem justificar essa mudança gradual de comportamento e, por consequência, uma adequação do mercado a esses clientes”, diz.

De olho nesse mercado, grandes montadoras, como Fiat, Jeep, Volkswagen, Renault, locadoras, como Movida, Localiza e Unidas, e até mesmo seguradoras como a Porto Seguro, estão atentas a essa demanda crescente e oferecem a opção de carros por assinatura aos consumidores. O InfoMoney fez uma matéria que compara os custos do financiamento com os custos do carro por assinatura — saiba mais aqui.

Aluguel de carros

As visitas a sites de aluguéis de carros saltaram de 7,7 milhões, em abril e maio de 2020, para 12 milhões, no mesmo período de 2021, o que representa um avanço de 56,5%, segundo dados da Similarweb. Foram analisados 152 sites do país e considerados os acessos via desktop e mobile. No período mais amplo entre janeiro e maio de 2021, o aumento foi bem mais tímido de 8,4%.

Fonte: InfoMoney