Cresce número de passageiros de ônibus no primeiro trimestre em SP

14/04/2014

O serviço de ônibus da capital paulista ganhou 14 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano, mostram dados da São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da Prefeitura que administra o serviço. Trata-se de um acréscimo de 2,7% de pessoas ao registrado de janeiro a março de 2013.

 

Foram transportados 702.630.553 usuários nos três meses iniciais deste ano, contra 688.309.967 no mesmo período do ano passado. Com isso, há indicação de uma volta à estabilidade do número de usuários da rede, já que nos três primeiros meses de 2013 tiveram um decréscimo em relação ao mesmo espaço de tempo do ano anterior, quando 709.502.427 passageiros haviam se utilizado dos ônibus.

 

A SPTrans credita esse aumento ao "conjunto de medidas" tomadas pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) a partir de janeiro de 2013, o primeiro mês do governo petista, para privilegiar o transporte público.

 

Entre as ações destacadas pela empresa estão a implantação das faixas exclusivas para os ônibus à esquerda -- já são 324,4 km nesta segunda-feira, 14, mais do que o dobro prometido por Haddad para todo o seu mandato --, o que os faz circular mais rápido, atraindo passageiros de outros modais, como carros e até do Metrô, neste caso, da superlotada Linha 3-Vermelha.

 

Bilhete Único Mensal. Outro fator que contribuiu para o incremento dos passageiros, segundo a SPTrans, foi o lançamento do Bilhete Único Mensal, no fim de novembro do ano passado. Até o início deste mês, 500 mil pessoas já haviam se cadastrado no site da empresa para obter a vantagem, que permite um número ilimitado de viagens de ônibus pelo preço fixo de R$ 140 por mês.

 

"O aumento de usuários pagantes indica que as melhorias implementadas no sistema fizeram com que novas pessoas passassem a usar o transporte coletivo", informou a SPTrans por meio de nota.