Pesquisa CNI/Ibope traz Dilma em primeiro (39%) e Aécio em segundo (21%)

20/06/2014

A presidenta Dilma Rousseff (PT) continua na liderança pela corrida presidencial, mas teria que enfrentar um segundo turno, se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope e divulgada nesta quinta-feira. A candidata do governo conta com 39% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) segue na vice-liderança, com 21%, e Eduardo Campos (PSB) mantém a terceira posição, 10%, atrás dos que tendem a votar em branco ou anular (13%). Os eleitores indecisos ou que preferiram não opinar totalizam 8% dos entrevistados.

 

O Pastor Everaldo (PSC) ocupa a quarta posição, com 3%, seguido por Magno Malta (PR), 2%, e José Maria (PSTU), 1%. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) também constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém as menções a cada um desses pré-candidatos não alcançam 1%. Juntos somam 3% das intenções de voto.

 

A pesquisa do Ibope foi realizada de 13 a 15 de junho. Como ainda não há definição oficial sobre as candidaturas, o instituto testou um cenário, incluindo os nomes de 11 pré-candidatos. A pergunta utilizada foi a seguinte: “E se os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?” Quando os entrevistadores perguntaram sobre a intenção de voto, sem sugerir nomes, o resultado foi: Dilma Rousseff (25%), Aécio Neves (11%) e Eduardo Campos (4%)

 

Em um possível segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidenta tem 43% das intenções de voto contra 30% do tucano. Já em uma disputada com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a vantagem da presidenta aumenta (43% contra 27%).

 

Em relação ao levantamento anterior, todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de  dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Fonte: Estadão