UGT participa de Seminário de capacitação técnica da população negra

23/05/2013

Trabalho e desenvolvimento: capacitação técnica, emprego e população negra. Este foi o tema do seminário recentemente realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em Recife (PE).

O seminário integra a agenda de atividades preparatórias para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir, programada para o período de 5 a 7 de novembro, em Brasília, cujo tema central será Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

 

Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a secretária nacional da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ana Cristina dos Santos Duarte participou da programação na capital pernambucana que contou, ainda, com a presença do presidente da UGT-PE, Gustavo Valfrido.

 

Em seu discurso, Cristina comentou a trajetória de lutas do movimento sindical e de entidades negras contra as práticas discriminatórias que violam os mais elementares direitos de cidadania da população negra. A secretária citou, ainda, as principais conquistas obtidas como o comprometimento do governo brasileiro em incluir a questão racial em sua agenda, bem como a implementação de políticas afirmativas.

 

Ministra da Seppir, Luiza Bairros lamentou a exclusão da população negra do processo de desenvolvimento, enfatizando o preço alto pago pelo Brasil por isso. Técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) comentaram a disparidade entre as taxas de desemprego geral e as que envolvem as mulheres negras.