Consumidor agora tem desconto em compras e recebe de volta parte do dinheiro gasto

21/08/2014

Um consumidor à procura de um tênis para comprar via internet, um belo dia, vê um desconto de 20% em uma loja que vende o par do calçado. Após finalizar a compra, ainda recebe de volta 4% do valor que pagou. A história pode parecer impossível, mas é exatamente isso sites de cupons de desconto e cashback estão fazendo.

 

No Méliuz,  por exemplo, após se cadastrar gratuitamente, o consumidor tem acesso a ofertas com desconto de até 50%, e, se finalizar a compra, recebe de volta entre 1% e 35% do valor gasto. “Os brasileiros estão se habituando mais a procurar descontos e formas de economizar antes de finalizar a compra. Essa é a nossa proposta, oferecer cupons de descontos dos maiores varejistas online e ainda permitir que o usuário receba parte do que ele gastou diretamente na própria conta bancária, sem pagar mais por isso ou se preocupar com a burocracia, muitas vezes provocada por alguns programas de fidelidade,” afirma o fundador do site Méliuz, Israel Salmen.

 

No leque de empresas participantes, há Extra, Walmart, Submarino, Netshoes, Gol, só para citar algumas. De acordo com o site, atualmente há mais de 1 mil lojas parceiras. O consumidor não paga nada para usufruir dos descontos e reembolso. O dinheiro que sustenta o modelo de negócio na verdade vem dos lojistas interessados em anunciar desconto ali.

 

Como funciona. O chamado cashback surgiu nos EUA, onde funciona tanto em lojas físicas como online. No Brasil, por enquanto, só é praticado em compras na internet. Para citar um exemplo, supondo que o tênis custe R$ 100 e o desconto da loja seja de 10%, o cliente pagará R$ 90. Se o porcentual de cashback do cupom for de 20%, o consumidor recebe de volta R$ 18 (20% de R$ 90). No fim das contas, o calçado de R$ 100 terá saído por R$ 72.

 

Segundo o  Méliuz, somente após acumular R$ 20 de reembolso o dinheiro é depositado na conta do consumidor, sem nenhum desconto embutido. O grande mote do negócio é fidelizar o cliente pelo dinheiro devolvido e não em pontos que podem ser utilizados no futuro, como costumam fazer empresas de cartão de crédito.

 

No ano passado, a meta era gerar R$ 3 milhões em economia aos usuários, valor que foi ultrapassado: o site gerou economia de R$ 5 milhões. Em 2014, o site quer atingir a marca de 1 milhão de usuários até dezembro. Além da Méliuz, já atuam no ramo de cashback a Poup, a Cashola, a Maxximo Fidelidade e a Compra3.

 

Fonte: Estadão