Municipais de Vitória da Conquista cruzam os braços para exigir melhores salários

30/05/2013

Na luta por dignidade salarial e por reajuste no vale refeição da categoria, o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), na última quinta-feira (23), deflagrou greve geral.

 

A paralisação que está tendo forte adesão da categoria foi iniciada porque o Sindicato, desde os primeiros dias de 2013, vinha tentando, sem sucesso, iniciar negociação com equipe do Governo Municipal.

 

Entre as reivindicações, os trabalhadores e trabalhadoras exigem o reajuste salarial em 20%, uma vez que a perda salarial dos servidores foi de 53%, e reajuste de 100% sobre o tíquete refeição da categoria que atualmente é de R$ 100 reais.

 

Segundo Afonso Antonio Donizeti, secretário dos Trabalhadores Rurais da UGT-MG, a administração Municipal avaliou apenas uma parte da proposta trabalhista e ofereceu 60% no valor do vale transporte para os servidores que cumpram jornadas de 20 e 40 horas semanais. Em relação ao reajuste salarial, a prefeitura reafirmou a proposta original que consiste em aumento de 6,2% para todos os servidores que ganham acima de um salário mínimo.

 

Afonso enfatizou também que na próxima segunda-feira (3), haverá nova rodada de negociação. “Esperamos que junto com a Câmara Municipal possamos chegar a um consenso para que possamos encerrar a greve”, diz o sindicalista.

 

As UGTs nacional, Bahia e Minas Gerais apoiam, incondicionalmente, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço municipal de Vitória da Conquista.