Americanas promete não demitir, diz Patah

07/02/2023


A rede da Lojas Americanas prometeu não demitir durante o período de recuperação da empresa, já avalizado pela Justiça. Promessa foi feita em reunião entre representantes da Rede, Centrais Sindicais e lideranças comerciárias, na sexta (3), no Rio de Janeiro.


Representaram as Americanas José Mauro Barros, Head de Gente; Lúcio Marques, Relações Sindicais; Joanna Pereira, Departamento Pessoal; além de André Vilacqua e Carlos Américo, consultores.


Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato da categoria em SP, participou. A reunião foi positiva, diz. Além de afirmar que não haverá cortes, os diretores da varejista asseguraram diálogo transparente em toda a fase de reestruturação. “Caso haja alguma demissão será pontual e a homologação ocorrerá nos Sindicatos pra resguardar os direitos do funcionário”, adianta Patah.


O encontro foi precedido de ato nacional. Pela manhã, centenas de trabalhadores e sindicalistas protestaram em frente à loja da Rua do Passeio, na Cinelândia. De lá, caminharam até o escritório da Americanas, na Avenida Rio Branco.


A preocupação com os direitos dos empregados da rede, que acumula rombo superior a R$ 40 bi, unifica lideranças sindicais de diversos Estados, que atuam em diversas frentes.

Para Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação Nacional dos Frentistas, a atividade foi positiva. Ele lembra que foi um primeiro ato. “Vamos continuar lutando pelos empregos e direitos. Estamos vigilantes”, garante.


Presidente da CNTC e deputado federal pelo PL-SP, Luiz Carlos Motta também falou no ato e destacou que seu mandato acompanha cuidadosamente o caso Americanas.


Na próxima semana, os líderes Comerciários voltam a se reunir pra traçar ações futuras. Uma das mobilizações deve ser em Osasco (SP), onde há grande número de funcionários da Americanas.


Fonte: Agência Sindical