Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 2º ano seguido

10/10/2014

Apple e Google são pelo segundo ano consecutivo as marcas mais valiosas do mundo, segundo relatório da consultoria Interbrand. Nenhuma marca brasileira foi incluída na lista, que reúne cem companhias.

 

Pela primeira vez desde a criação do ranking, em 2000, duas marcas tiveram valor superior a US$ 100 bilhões.

 

No primeiro lugar, a Apple foi avaliada em US$ 119 bilhões, registrando um crescimento de 21% ante o resultado do ano passado. Ela é seguida pelo Google, avaliado em US$ 107 bilhões.

 

A Coca-Cola ficou em terceiro lugar, na mesma posição de 2013, quando foi desbancada do primeiro posto pela Apple.

 

Em nota, o presidente global da Interbrand, Jez Frampton, disse que a Apple e Google "atingiram novos patamares, tanto em termos de crescimento da empresa, como na história da Best Global Brands".

 

Entre as dez primeiras colocadas há outras duas empresas de tecnologia (Microsoft e Samsung), fazendo com que o setor ocupe quatro posições no top 10.

 

EVOLUÇÃO

As marcas que mais aumentaram seu valor em relação ao ano passado foram Facebook (86%), Audi (27%) e Amazon (25%).

 

Segundo a Interbrand, o desempenho do Facebook é resultado de suas operações no negócio mobile e da ampliação de seu portfólio, como a compra do Whatsapp.

 

Por sua vez, a Audi registrou venda recorde de carros no período.

 

Já a Amazon lançou produtos populares como o Kindle Paperwhite, além de investir em parcerias de conteúdo.

 

Fonte: Folha de S.Paulo