Sindicato dos Comerciários de SP lamenta a morte de Danilo Miranda

31/10/2023

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Sindicato dos Comerciários de SP SECSP) recebeu, nesta segunda-feira (30/10), com enorme tristeza, a notícia do falecimento do sociólogo, filósofo e diretor do Sesc SP Danilo Santos de Miranda, ocorrido neste domingo (29/10), em São Paulo.


Danilo Miranda era diretor do projeto do Sesc no estado de São Paulo desde 1984. Sua atuação o levou ao patamar de uma das figuras mais relevantes do cenário cultural do país.


Seu legado sempre foi luta pela democratização e difusão da cultura, da educação, do esporte e de atividades sociais a todas as pessoas, pois como esteve à frente do Sesc SP por 55 anos, promoveu seu crescimento, levando a instituição para todos os cantos da cidade de São Paulo, principalmente para as periferias, a maior parte das unidades do SESC no estado, por exemplo, foram criadas sob a gestão de Miranda.


“Suas ações frente ao SESC São Paulo foram espelhos fundamentais para a difundir a cultura em várias regiões do Brasil”, disse Ricardo Patah, presidente do SECSP.


O Sindicato dos Comerciários tem, na figura de Danilo Miranda um amigo que, ao longo dos anos, ajudou a construir e consolidar uma parceria entre as instituições que tem como foco o bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras do comércio da cidade de São Paulo.


“Danilo levou a estrutura do SESC, com todas as suas inúmeras atividades, seja na área do esporte, lazer ou cultura, para pessoas que em muitos casos não teriam possibilidade de ter acesso”, explicou Patah.


“É uma grande perda para todos nós, mas que deixou como principal ensinamento que a cultura e o lazer são atividades essenciais para vida das pessoas, não algo secundário, desta maneira, ajudou a democratizar e mudar a realidade de milhares de pessoas”, concluiu Ricardo. 


Miranda também integrou o conselho de instituições como Fundação Bienal, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Itaú Cultural, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e SP Escola de Teatro. Foi presidente do conselho diretor do Fórum Cultural Mundial (2004).


Neste momento de luto, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo oferece suas sinceras condolências aos familiares e amigos pela inestimável perda.