SECSP realiza, na Câmara de São Paulo, solenidade em homenagem ao dia do comerciário

21/11/2023


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) realizou, na sexta-feira (17), na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene em comemoração ao Dia do Comerciário, celebrado no dia 30 de outubro. O evento, requerido pela veadora Luna Zarattini contou com a presença de autoridades e de trabalhadores e trabalhadoras de diversas regiões da cidade.


Ricardo Patah, presidente do SECSP salientou que é muito gratificante estar na Câmara, com a diretoria do Sindicato para uma noite especial, que é mais do que um momento de homenagem, e sim a oportunidade de resgate do valor que os (as) comerciários (as) têm para a sociedade.


A mesa de abertura do evento foi composta por Márcia Adão, secretária Geral do Siemaco, Jussara Gonçalves Barboza, funcionária do grupo Carrefour, veadora Luna Zarattini e Ricardo Patah, presidente do SECSP.


Francisco Joseli Mineiro de Pinho, Marcio Fredson Santos Moura, Jose Cordeiro Oliveira Pereira, Eliana Cristina de Brito, Marcelo Araujo do Nascimento e Sonia Maria Santos Receberam Placas Comemorativas. 


O Sindicato também realizou uma homenagem póstuma ao sr. Júlio Nicolau ex-diretor da entidade e que faleceu em 2017, aos 94 anos, deixando um legado importantíssimo para os trabalhadores e trabalhadores do comércio da cidade de São Paulo.


O Dia do Comerciário é celebrado em 30 de outubro porque nesta data, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 4.042, que foi fruto da luta de Caixeiros da cidade do Rio de Janeiro que organizaram, um dia ante, em dia 29 de outubro, a histórica Passeata dos 5.000 até o Palácio do Catete, que era a sede do Governo Federal, para protestar pela redução de sua jornada de trabalho de 12 para 8 horas diárias.


Assim, os Vendedores antigamente denominados de Caixeiros não precisariam mais dormir nos seus empregos e foi criada a Jornada de Trabalho "três oitos": 08 HORAS PARA O TRABALHO, 08 HORAS PARA O LAZER E 08 HORAS PARA DESCANSO.