VEM AÍ O MUTIRÃO DE EMPREGABILIDADE DA DIVERSIDADE 2024

16/02/2024

O Mutirão de Empregabilidade da Diversidade 2024 está prestes a acontecer, fruto de uma importante parceria entre a União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), a Coordenação Municipal de Políticas LGBT e a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Este evento, marcado para o dia 20 de fevereiro de 2024, na Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú, das 9h00 às 16h00, visa proporcionar oportunidades de trabalho para a comunidade LGBTQIAPN+.

Com a participação de mais de 15 empresas parceiras, o mutirão oferecerá mais de 1300 vagas de emprego. O objetivo principal é combater a discriminação no mercado de trabalho e criar um ambiente mais inclusivo e igualitário para todos.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT e do SECSP, destacou a importância desses mutirões de emprego, que já se tornaram uma marca das entidades sindicais. Ao longo de oito edições, eles conseguiram ofertar cerca de 100 mil vagas de trabalho, contribuindo para ajudar muitas pessoas e promovendo um choque de realidade sobre a desigualdade no Brasil.

Essa iniciativa reflete um compromisso conjunto em promover a diversidade e a inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa. Espera-se que o evento seja um passo significativo para ampliar as oportunidades de emprego para pessoas LGBTQIAPN+ e para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de direitos no ambiente profissional.

Cleonice Caetano de Souza, Vice Presidenta Nacional da UGT, Coordenado Nacional do Mutirão Nacional de Emprego da UGT e diretora de Assistência Social e Previdência do SECSP, ressaltou que a parceria entre essas organizações representa um avanço na luta contra a discriminação e a favor da diversidade, mostrando que juntos podemos construir um futuro mais inclusivo e equitativo para todos, todas e todes.

Além disso, Léo Áquillla, Coordenadora Municipal de Políticas LGBTI, destacou a urgência de sensibilizar empresários sobre a necessidade de contratação de pessoas da comunidade LGBT+, especialmente trans e travestis, para garantir a dignidade do primeiro emprego e ajudá-las a sair da situação de vulnerabilidade.

Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressaltou que os mutirões de emprego focados na diversidade buscam auxiliar as empresas a ampliar seus quadros profissionais com esse olhar. Ressaltou a importância da parceria entre a UGT, SECSP e a Prefeitura de São Paulo que viabiliza a contratação de profissionais e, ao mesmo tempo, sensibiliza as empresas para essa necessidade de inclusão e acolhimento.