Apesar de mais uma morte registrada vacinação contra dengue continua baixa em SP

07/03/2024

freepik

A cidade de Franca (SP) enfrenta uma triste realidade com a confirmação, pela Secretaria de Saúde, da segunda morte por dengue. Dessa vez, a vítima foi um idoso de 84 anos que já possuía outras condições de saúde preexistentes. Essa situação reflete um cenário preocupante no estado de São Paulo, que já registrou 150 mil casos de dengue e 38 mortes relacionadas à doença.


O aumento exponencial de casos levou o estado a decretar situação de emergência. Apesar das medidas emergenciais, a adesão à vacina contra o vírus ainda é baixa em diversas cidades paulistas que receberam o imunizante.


Em uma análise mais detalhada, constatou-se que oito dos 11 municípios que iniciaram as campanhas de vacinação contra a dengue não conseguiram imunizar sequer metade do público-alvo esperado até o momento.


Diante desse panorama preocupante, é crucial que as autoridades locais, profissionais de saúde e a população em geral unam esforços para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.


A conscientização, ações preventivas e a adesão às campanhas de vacinação são fundamentais para controlar essa grave situação de saúde pública que afeta não apenas São Paulo, mas todo o país.


por Fábio Ramalho