Trabalhadores da educação fazem encontro em Caldas Novas

04/06/2013

O III Encontro dos Trabalhadores em Educação e Cultura – III ENTEC foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio na cidade de Caldas Novas - Goiás e reuniu centenas de trabalhadores da área de educação de entidades filiadas a União Geral dos Trabalhadores. O Papel da Educação e da Cultura no país do 7° PIB do Mundo foi o tema do encontro.

 

A noite de abertura teve apresentação do maestro Arthur Moreira Lima, que fez um passeio do clássico ao popular, de Chopin a Villa-Lobos. O maestro, de forma serena, nos levou a percorrer este imenso país relatando entre uma peça e outra, executada com perfeição em seu piano de calda, suas andanças pelos mais longínquos rincões do Brasil. Falou sobre desafios e dificuldades com relação a cultura em geral e sobre seu Projeto Social - Um Piano pela Estrada, que já percorreu milhares de Km levando música clássica para os mais diferentes públicos, por todas as regiões e interiores do país.

 

A professora Vera Lúcia de Carvalho Machado abriu os trabalhos com juma palestra onde mostrou com indicadores um pouco da realidade educacional brasileira no contexto que se discute o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos.

 

São preocupantes, em todos os aspectos, os dados apresentados, uma vez que por 2 anos consecutivos em que foi discutida a educação, desde da sua organização, financiamento, metas e outros indicadores, o projeto ainda encontra-se no Senado e pouco se aproveitou das 3 mil propostas apresentadas durante CONAE. O que temos de concreto são apenas as metas. Na prática, pouco se avançou.

 

As perguntas que se faz são: por que não avançamos? Que interesses e resistências permanecem impedindo que o discurso vire realidade? Por que é tão difícil fazer uma revolução na educação tornando-a de fato a mola propulsora do desenvolvimento da Nação! Com a palavra nossos governantes! Enquanto Central Sindical, Federação e Sindicatos, necessitamos refletir e agir.

 

Que desafios e oportunidades, temos enquanto Instituições representantes dos trabalhadores? Que papel reserva-se para nossos sindicatos? Enquanto luta pela emancipação do nosso povo, como fica a escola pública e privada? O que cabe ao Estado? Enquanto professores, que compromissos assumiremos para preparar nossas crianças e jovens dentro de uma perspectiva educacional capaz de realmente emancipar e formar cidadãos pensantes numa sociedade em que milhões ainda estão excluídos vivendo a margem da escola?

 

Com certeza são oportunidades como estas que nos permitem pensar estratégias de lutas no espaço em que estamos inseridos.

 

Imbuídos desse espírito, Moacir Pedro Rubini e Paulo Cesar Amante representaram a União Geral dos Trabalhadores  de Santa Catarina e o SINPROESC no III ENTEC.

 

Na oportunidade, Antônio Bittencourt Filho, Presidente da FETEESC, Entidade filiada a UGT, coordenou reunião com todos os companheiros e companheiras de Santa Catarina, foi um momento ímpar que possibilitou a aproximação do grupo e também troca de impressões sobre as atividades, sobre o evento, sobre o Movimento Sindical e o papel de seus dirigentes no contexto da eterna disputa entre Capital x Trabalho.

 

Muito oportuna também à palestra de André Luís dos Santos do DIAP que atualizou informações importantíssimas com relação aos Projetos de Lei de interesse do Movimento Sindical e da Classe Trabalhadora com ênfase na Educação e Cultura, conforme proposta desse Encontro.

 

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação UGT/SC