Comerciários na campanha pelo fim da violência contra as mulheres

01/12/2014

A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, enjtidade filiada a União Geral dos Trabalhadores ( MUGT)  realiza no dia 3 de dezembro, na cidade de São Paulo, o segundo encontro temático relacionado à campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que neste ano tem como tema “Do lar para o mundo”.

 

Será no dia 3 de dezembro, das 9h às 15h30, no Teatro Fecap (Avenida Liberdade, 532, bairro da Liberdade, região central de São Paulo).

 

Durante o evento, o presidente Luiz Carlos Motta, da Fecomerciários, vai destacar a necessidade da conquista de uma sociedade sem violência e sem discriminação, o despertar para essa causa e alertar as pessoas a respeito da violência doméstica e sexual. Também incentivará novos comportamentos voltados para a igualdade de gênero, além de mobilizar a sociedade contra a impunidade.

 

O encontro, realizado em parceria com o Sincomerciários de São Paulo, vai reunir autoridades, líderes sindicais nacionais e internacionais, representação de mulheres de todo o Estado de São Paulo e de representantes dos direitos da pessoa com deficiência.

 

Dupla violência

A campanha ocorre há 17 anos em 135 países, de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil, a mobilização começou em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como forma de homenagear a mulher negra, que sofre dupla violência – a de gênero e a racial.

 

A escolha do dia 3 de dezembro para a realização do encontro da Fecomerciários se deve ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, como forma de homenagear a mulher com deficiência, que também sofre dupla violência – a de gênero e por ser deficiente.

 

Programação do encontro

9h - Credenciamento e welcome coffee

 

9h50 – Abertura

 

10h - Hino Nacional em Libras – Linguagem Brasileira de Sinais - Apresentação do Grupo Nurap

 

10h10 - Pronunciamentos dos anfitriões e autoridades

 

10h45 - Palestra “As ações da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher” - Dra. Gislaine D. R. Patto, delegada titular do Serviço Técnico de Apoio às Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher

 

11h45 - Palestra: “Inclusão da Mulher com Deficiência no Mercado de Trabalho” – Tabata Contri, consultora da empresa Talento Incluir

 

12h30 - Intervalo – Almoço

 

14h - Palestra musical – “Sensibilidades”, com o musicista, poeta e escritor Plínio de Oliveira

 

15h30 – Encerramento