UGT participa de oficina internacional sobre surdocegueira

06/06/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O pleno desenvolvimento dos surdocegos e multideficentes foi o tema da oficina internacional “Surdocegueira: conhecer para desenvolver”, que aconteceu no dia 18 de maio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

A oficina, realizada na Assembleia Legislativa do Estado, foi coordenada  por Alex Garcia e contou com a presença da Profª Doutora Isabel Amaral. O principal tema abordado foi como desenvolver, apoiar e orientar políticas públicas que fundamentem o pleno desenvolvimento dos surdocegos e dos  multideficentes e também  o apoio necessário às famílias, tendo por base seus direitos adquiridos de liberdade, autonomia, desenvolvimento e participação social e humanitária.

 

A União Geral dos Trabalhadores – UGT, esteve presente no evento representada por Cremilda Bastos Cravo, da Secretaria da Acessibilidade da central sindical. Também participaram Orildes Lotticce e Sergio Marino R Neves, presidente e secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves.  Sônia de Freitas Toledo Rodrigues, coordenadora da temática na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, também fez parte da oficina.  

 

Para Cremilda Bastos Cravo, a participação na oficina foi essencial, pois aprender técnicas de convivência com permite investir mais e melhor na inclusão de pessoas especiais no mercado de trabalho.