Produção de veículos sofre queda de 15,5%

05/12/2014

Com os estoques de veículos chegando ao equivalente a 42 dias, aumenta a pressão por bons resultados do setor em dezembro. A produção de autos no Brasil entre janeiro e novembro deste ano caiu 15,5% em relação ao mesmo período de 2013, para 2,94 milhões de unidades, segundo a Anfavea (associação nacional das montadoras).

 

Entre novembro e outubro, a queda foi de 9,7%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (4).

 

Foram vendidos 294,7 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no último mês, um recuo de 4% ante outubro. No acumulado do ano, a retração chega a 8,4%.

 

A rentabilidade está prejudicada pelas vendas diretas a empresas, que, de acordo com a Fenabrave (federação das distribuidoras de veículos), chegam a 29,2% do total de carros e comerciais leves vendidos em 2014.

 

Apesar dos resultados ruins, a leve recuperação da concessão de crédito registrada no último mês é apontada pela Anfavea como um dado positivo. O volume de financiamentos concedidos pelos bancos cresceu cerca de 13% entre outubro e novembro.

 

A Anfavea espera que dezembro ajude a minimizar o prejuízo. Para isso, haverá ações de incentivo como mais uma edição do feirão de crédito feito pela Caixa, que será realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, nas lojas.

 

"Se repertimos no mês de dezembro o mesmo resultado de 2013 [cerca de 350 mil emplacamentos], fecharemos este ano com uma queda de 7,6%", afirma o presidente da entidade, Luiz Moan.

 

Com base nos números obtidos até agora no segundo semestre, a Anfavea projeta crescimento em 2015.

 

"De julho a novembro, as vendas mensais aumentaram 5,7%, e a produção, 5% na comparação com o primeiro semestre. Esperamos que essa tendência se confirme no ano que vem", afirma Moan.

 

Fonte: Folha de S.Paulo