Curso de Papai Noel no Sindicato

05/12/2014


Na manhã desta sexta-feira, 05/12, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo em parceria com a Claus Produções Artísticas realizou curso para formação de Papai Noel, Mamãe Noel e Noeletes a quem deseja uma vaga temporária no comércio.

 

“É uma satisfação podermos oferecer oportunidades de trabalho. Mais uma vez o Sindicato está de portas abertas para a empregabilidade. Espero continuarmos com essa parceria, com a Claus Produções, para o próximo ano”, disse Antonio Duarte, diretor do Sindicato.

 

O curso foi ministrado por Silvio Ribeiro, o ator que é considerado o Papai Noel mais antigo do Brasil, atua há 47 anos nesta atvidade. 

 

Além de aprender o famoso Ho!Ho!Ho! os candidatos ouviram um pouco da história, de como se comportar diante do público, técnicas de vestimentas e, até, dançaram. 

 

“Estamos abrindo frente de trabalho e criando expectativas para que mais pessoas melhorem sua situação atual. Não existe uma estatística, mas é certo que o segmento cresceu muito. Todo shopping tem um Papai Noel, e agora os supermercados, as lojas, as praças, etc. Tudo é novidade neste ramo, e que tem sido fortalecido pelas novas estruturas e investimentos”, disse Silvio.

 

Os candidatos presentes são de diversas áreas e a maioria está desempregado em busca de uma grana extra para o final do ano. É o caso de Valdir dos Santos, matemático e engenheiro, que está desempregado há seis meses. “Estou passando por dificuldades financeiras mesmo, está difícil na minha área. Então vi a oportunidade e me cadastrei. Se der certo! Ganhar um trocado no Natal é sempre bem-vindo para quem está desempregado”. 

 

Caroline Fernandes, de 19 anos, ficou sabendo do curso por uma amiga. Desempregada, também resolveu conferir. “Aprendizado nunca é demais, mas gostaria de conquistar uma vaga de Noelete”.

 

Já José Eduardo Gorga está empregado atualmente, mas decidiu participar do curso porque deixou a barba crescer e os companheiros de trabalho começaram a chamá-lo de Papai Noel. Vai utilizar as técnicas para se vestir de bom velhinho em casa ou em algum evento. “Deixei a barba crescer desde setembro, os amigos começaram a me chamar de Papai Noel, ai entrei na brincadeira e gostei. Me informei e vim fazer o curso.  Achei alegre e enriquece a vida. Quem sabe, posso até ganhar um extra em eventos esporádicos”.

 

Ao final do curso, os candidatos preencheram uma ficha de cadastro, foram fotografados e entrevistados. Todo esse material ficará sobre os cuidados da Claus Produções, que os encaminhará para as possíveis vagas.