Confira quinze dicas espertas para enfrentar o calorão e conseguir dormir

19/01/2015

O verão brasileiro é tipicamente quente. Em alguns anos, no entanto, o calor vem com mais intensidade e parece ser quase impossível sobreviver em qualquer ambiente sem um ar condicionado ligado.

 

2015 é um desses anos. E, se é difícil aguentar de dia, à noite fica ainda pior, quando o abafado do clima não deixa ninguém dormir em paz. No dia seguinte, vem a moleza, a dor de cabeça e a falta de concentração por conta da privação do sono. E assim segue o ciclo. 

 

O ideal é que todo adulto tenha de sete a oito horas de sono por noite. O excesso de sono e a falta dele são igualmente prejudiciais à saúde. Para aqueles que querem perder uns quilinhos, por exemplo, uma boa qualidade de sono é fundamental para que o corpo tenha sua função hormonal equilibrada.

 

Para conseguir dormir com um calor desses, confira alguns truques. Vale até deixar uma meia úmida (e obviamente lavada) na geladeira e usá-la na hora de se deitar. Os pés gelam, o corpo esfria e a noite fica mais leve: 

 

1-Umedeça o pijama ou camisola levemente e durma com ele assim, de preferência com um ventilador circulando o ar.

 

2-Banho morno refresca e ajuda a relaxar.

 

3-Meias úmidas + ventilador ajudam a refrescar os pés na hora de dormir. 

 

4-Hidrate-se ao longo do dia e não apenas na hora de deitar, para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada.

 

5-Use roupas leves e frescas.

 

6-Prefira lençóis de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos. 

 

7-Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular.

 

8-Ar-condicionado: ele deve estar com o filtro limpo e funcionar em torno de 24 graus. Como resseca o ar, deixe uma bacia de água no quarto.

 

9-Ventilador é uma alternativa refrescante para os dias mais quentes. Evite que seja barulhento e que não fique virado direto para o corpo.

 

10-Travesseiro: é preciso que seja arejado e feito de material que evite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas.

 

11-Evite atividades que exijam muita concentração ou que elevem o nível de ansiedade (como filmes de ação ou suspense) perto do período de dormir. 

 

12-Evite exercícios vigorosos perto da hora de dormir

 

13-Bebidas estimulantes como o chá verde e o café devem ser evitadas no período noturno.

 

14-Siga uma dieta balanceada e leve. Evite refeições muito calóricas à noite

 

Fonte: IG