Páscoa terá preços mais salgados e novos produtos em 2015

21/01/2015

O aumento no preço do cacau e a alta do dólar, além da expansão do preço da energia e salários mais altos na indústria, vão fazer os ovos e outros chocolates subirem entre 8% e 10% nessa Páscoa, dizem as principais fabricantes. 

 

Tanto as empresas como a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) apontam para estabilidade nas vendas em 2015. No ano passado, foram produzidas 20,2 mil toneladas de chocolate pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 100,2 milhões de ovos de Páscoa, segundo dados da consultoria Nielsen. 

 

A Nestlé ainda calcula os preços finais de seus itens, mas a estimativa é que a alta gire em torno de 10%. Já a Arcor afirma que a variação ficará entre 8% e 10%, dependendo do produto, e a Garoto aponta um aumento de 8%. 

 

Para driblar o preço mais alto, o jeito é apelar para a inovação — com novos produtos — e para as compras por impulso. 

 

Com um portfólio de 45 itens para a Páscoa e um market share em valor de 36,9%, a Lacta aponta uma produção de 26 milhões de ovos para este ano, o que representa um volume próximo ao do ano passado. Uma das apostas da fabricante, que detém a maior fatia do mercado em valor, são os produtos pré-páscoa, que são itens menores — como tabletes e mini ovos — e de menor desembolso, para estimular a compra por impulso. 

 

“Além disso, tivemos a reestruturação do portfólio infantil e a chegada de novos produtos: os ovos Oreo, Bis Morango, Coco Tostado e Amandita Due”, diz Maykon Vieira, gerente de Marketing de Páscoa da Mondelez Brasil, dona da marca Lacta, que não informa a alta no preço dos seus produtos. 

 

Para chamar a atenção dos consumidores, a empresa investirá em ações nos pontos de venda e no mundo digital. “Grande parte dos consumidores não sabe o que vai comprar e quando busca um presente não gosta de arriscar. Ter marcas reconhecidas do consumidor também é muito importante”, diz o executivo da Mondelez, apontando Sonho de Valsa e Diamante Negro como as marcas mais vendidas na Páscoa. 

 

Terceiro maior player do mercado com 8,3% do market share em valor, a Arcor renovou totalmente seu portfólio, que conta agora com 29 produtos, e estima uma produção para este ano de sete milhões de unidades. Apesar das novidades para o público adulto, com os ovos Bon o Bon Beijinho e Arcor 70% Amargo, a grande aposta ainda são as crianças. A empresa detém o terceiro maior market share do segmento infantil, com 18,1% do mercado. 

 

“O mercado adulto é bem atrativo, mas focamos no infantil porque Tortuguita, marca mais importante para nós e que será a estrela do nosso portfólio, é para esse público”, explica o gerente de Marketing de chocolates da Arcor, Nicolas Seijas. A família Tortuguita aumentou com a chegada dos ovos Tortuguita Surpresas Mágicas, Tortuguita Pelúcia, Tortuguita Maleta, Tortuguita Confeitos e o Tortuguita Headphone. 

 

“O licenciamento também é importante. Além de Patati Patatá, e dos ovos Disney Fadas e Rapunzel, o ovo da Princesinha Sofia é a grande aposta da empresa em 2015”, completa Seijas. A Arcor é a única fabricante no Brasil que detém a licença para a personagem, sucesso entre as crianças. No total, a companhia vai investir cerca de R$ 6 milhões em ações, muito focadas nos pontos de venda. 

 

Já a Nestlé aposta em uma Páscoa “muito além do ovo”, com uma série de ações que promovem experiências diferentes com as suas marcas.

 

Pelas ruas de São Paulo e Curitiba, as surpresas virão de táxi. Em uma parceria inédita com a 99Taxis, a empresa coloca à disposição dos usuários do aplicativo o “Táxi Coelho”, que distribuirá prêmios. Outra surpresa é o app “Radar de Ovos”, no qual os pais poderão esconder os presentes e configurar dicas para a tradicional caça aos ovos. 

 

“A Nestlé acredita que a Páscoa é um momento único no ano e uma oportunidade de reunir família e amigos, além de retomar tradições e proporcionar momentos felizes. Por isso, estamos trazendo ações especiais e inusitadas, que trarão ao público novas experiências, além de oferecer um portfólio com opções para todos os perfis e gostos”, diz Pedro Abondanza, gerente de Marketing da Nestlé. 

 

Mas sem deixar os chocolates de lado, a fabricante suíça terá um uma oferta de Páscoa de 29 produtos. Os destaques são os ovos especiais das grandes marcas da empresa, como KitKat, Alpino, Suflair e Galak. 

 

As suas marcas clássicas também são a aposta da brasileira Chocolates Garoto. Talento, Baton e Serenata de Amor, que ajudaram a construir a história da empresa, chegam ao mercado com destaque e variações. Ao todo são 23 itens com o chocolate Garoto, que foi reformulado para agradar o paladar de seus consumidores. O grande lançamento é o ovo Baton de Colher.

 

Fonte: Brasil Econômico