Presidente da UGT representa o Brasil na oficina internacional no Panamá

12/06/2013


Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou nessa quarta-feira (12), na condição de conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Economico e Social (CADES) da Presidência da República, da mesa de abertura da Oficina Internacional sobre o Papel do Diálogo Social Institucionalizado nas Democracias Participativas, realizada na cidade do Panamá (Panamá).

 

A abertura do evento contou com apresentação da presidenta do Conselho da Concertação Nacional para o Desenvolvimento do Panamá, María Fábrega; além da  da diretora executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da República Dominicana, Iraima Caprilles; de Margarita Bravo, diretora internacional do Conselho Econômico e Social (CES) da Espanha; de Dionis Oña Martin, conselheiro do CES espanha; de Jaime Jacome, secretário executivo do Conselho do Panamá; e de Jesus Silva Fernandez, embaixador da Espanha no Panamá. 

 

Na sua intervenção, Ricardo Patah falou das ações dos trabalhadores brasileiros, representados pela UGT, em defesa de um sindicalismo Cidadão, ético, inovador e participativo e que o assento no CDES brasileiro deu aos trabalhadores a oportunidade de serem ouvidos, opinando e apresentando propostas que estão sendo incorporadas pelo Governo visando encontrar novos caminho para o desenvolvimento do País.

 

O encontro tem por objetivo a troca de experiências com outras instituições latino-americanas sobre os modelos de conselhos econômicos e sociais, suas funções como instâncias de democracia participativa e diálogo social, capazes de permitir a participação dos atores sociais em tomadas de decisões. Estes encontros contribuem para o estreitamento de relações entre os conselhos dos países participantes da Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (CESALC). O conselheiro e sindicalista Ricardo Patah, está participando do evento ao lado do diretor da Secretaria do Conselho José Aparecido Carlos Ribeiro.

 

A Oficina Internacional sobre o Papel do Diálogo Social Institucionalizado nas Democracias Participativas integra as atividades do CDES em parceria com o Programa EUROsociAL, no âmbito de sua cooperação internacional. O Conselho vem apresentando sua experiência de diálogo social em sua década de atuação, nos eventos de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe apoiados pelo EUROsociAL.

 

Ao longo de sua existência, o Conselho tem contribuído para disseminação de instituições similares no Brasil e em outros países, com ênfase na América Latina e Caribe. Este esforço estratégico de cooperação internacional convergiu para a iminente constituição da CESALC, cujos integrantes estarão reunidos em Brasília, em julho de 2013, para debater seus eixos de atuação prioritários.