Observatório da Bahia lança estudo sobre informalidade

17/06/2013

O Observatório do Trabalho da Bahia, parceria do DIEESE com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), lançou, no último dia 10, durante seminário na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), o estudo A informalidade no mercado de trabalho na Bahia nos anos 2000.

 

A técnica do DIEESE no Observatório, Flávia Rodrigues, apresentou as conclusões do trabalho. A supervisora do Escritório Regional da BA, Ana Georgina da Silva Dias, participou da mesa de abertura. O evento teve ainda presença dos técnicos Eletice Rangel, Nádia Viera de Souza, Lavínia Moura e Adalberto Góis.

 

O principal dado mostra que houve redução do número de ocupações informais na Bahia. Do total de ocupados, 24,1% eram formados por empregados com carteira assinada, no início dos anos 2000. Em 2010, os com carteira representavam 31,1%. Já os sem carteira assinada, que eram 24,5% no começo, passaram a 22,0%. Apesar da melhora nos números, os trabalhadores informais ainda representavam 44,6% do total de ocupados no estado, em 2010.

 

Os dados servirão de base para futuras ações do poder público relacionadas ao trabalho.