Campanha da Mulher no Sindicato: mais de 600 fazem exames preventivos gratuitamente

13/04/2015

 

A Secretaria da Mulher e o Ambulatório Médico/Odontológico do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveram, de 30 de março a 10 de abril, a Campanha da Mulher.

 

Durante aquele período, as comerciárias puderam realizar no Ambulatório, gratuitamente, exames como mamografia, Papanicolau, densitometria óssea, teste de hepatite, aferição de pressão e glicemia.

 

“Trata-se de mais uma ação que tem como objetivo valorizar a mulher. Queremos as comerciárias saudáveis, bonitas, fortes. A mamografia, por exemplo, tem que ser feita todo ano. Se houver um câncer de mama e este for detectado logo no começo, as chances de cura são enormes. Nossa Secretaria está sempre pensando em movimentos que valorizem a mulher, que acabem com qualquer tipo de violência contra ela e a incluam cada vez mais na sociedade, de forma igualitária”, disse Isabel Kausz, diretora responsável pela Secretaria da Mulher do Sindicato.

 

Genilza Maria Oliveira, que trabalha na Rua 25 de Março e é sócia do Sindicato, fez todo o acompanhamento do pré-natal no Ambulatório, em 2008. “Eu me cuido e faço exames anualmente. Acho excelentes campanhas como esta, que chamam a atenção da mulherada!”

 

Maria Lúcia Rosas é recém associada à entidade sindical e adorou a ação: “Como eu não tenho convênio, demoro muito para conseguir fazer exames ou agendar uma consulta médica. Por isso fiquei tão surpresa quando recebi a mensagem do Sindicato pelo celular avisando sobre a campanha. Imagine! Antes eu não conseguia nem agendar um exame, agora, tem uma entidade que me chama para fazê-lo gratuitamente. Isso é que é me dar valor”. 

 

“Prevenção é tudo. Para mim, essa é a maior importância da Campanha da Mulher. Ela permite que a gente faça exames preventivos gratuitamente”, disse a senhora Cleusa Saboreti.

 

Dona Jaíra de Almeida é sócia do Sindicato desde 1969. Ela participa de diversas ações da entidade. “Toda vez que tem campanhas de saúde, eu venho. Mas gosto da parte de lazer também, por isso vou a eventos como o almoço no Clube Juventus. Acho ótima a importância que dão para nós.”

 

Outra que aproveitou para se cuidar foi Denise Mariano: “Vim fazer a mamografia, que faço uma vez por ano. Fora isso, ao longo do ano, vou à dermatologista, ao clínico-geral, oculista – todos no Ambulatório”.

 

A Campanha foi um sucesso. Em média, foram atendidas 70 pessoas por dia – o que significa aproximadamente 630 mulheres cuidando da saúde durante essa ação.