Comerciários de SP apoiam evento do TRT pela prevenção aos acidentes de trabalho

22/04/2015

Organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), a iniciativa atende ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e conta com a participação do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

Esta ação faz parte das manifestações que estão ocorrendo pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril em memória às vítimas de acidente de trabalho.

 

De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), são 3 vidas perdidas por minuto em acidentes de trabalho pelo mundo. A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões. No Brasil, são quatro mil mortes por ano.

  

Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho, também segundo a OIT.

 

O objetivo é, além de distribuir material informativo aos trabalhadores sobre a importância de sua segurança física e mental – esta última muitas vezes afetada por assédio moral, chamar a atenção de todos para o “Abril Verde”. Trata-se de uma campanha, de iniciativa dos sindicatos filiados à União Geral dos Trabalhadores (UGT), que propõe a conscientização de todos para a prevenção dos acidentes e adoecimentos laborais. O mutirão pelo trabalho seguro visa prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no trabalho e em decorrência do mesmo, trazendo saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia”, informa Cleonice Caetano, diretora do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato.

 

 

Por que 28 de abril?

No dia 28 de abril de 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

 

Em 2003, como homenagem a esse trágico acidente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou 28 de abril como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Em 2005, a data também foi reconhecida no Brasil.

 

 

 

Atenciosamente,

 

Ricardo Patah – Presidente

Cleonice Caetano Souza - Diretora