Sindicato participa de Seminário de Emprego Apoiado

04/05/2015

 

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo participou do “Seminário de Emprego Apoiado – Uma nova metodologia na contratação da pessoa com deficiência”, realizado na Agência do INSS, no Centro da capital, no dia 28 de abril.

 

O evento é uma realização da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato em parceria com a Associação Nacional do Emprego Apoiado e a Gerência Executiva do INSS - Centro. 

 

“O emprego apoiado é um assunto que também incluímos nas atividades promovidas pela Secretaria do Sindicato. Como representantes dos trabalhadores do comércio, buscamos sempre novas parcerias, distribuímos materiais informativos, promovemos palestras em empresas, participamos de feiras, etc.,” disse Cremilda Bastos Cravo.  

O encontro visa incentivar a metodologia e melhorar as formas de contratação da PcD no País.

 

Mas o que é o emprego apoiado? Segundo Romeu Sazumi, palestrante do evento e presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA), nada mais é do que uma forma de contratação contrária à forma tradicional, construída sob o paradigma da inclusão. “É diferente do ‘emprego protegido’. É um programa disponível em ambientes laborais que proporciona desafios mais significativos ao desempenho profissional das pessoas com deficiência. Destina-se a orientar seus usuários a obterem um emprego formal, competitivo, e nele se manterem e progredirem.”

 

Segundo o palestrante, a ideia é criar ambientes inclusivos, com apoio contínuo e com abordagem coloque/treine, e não treine/coloque, como a tradicional.

 

São quase 390 mil PcDs que estão em condições de trabalhar competitivamente na cidade São Paulo. Deste total, 20% estão empregados e outros 80% estão desempregados. “O nosso foco é trabalhar os que estão desempregados. Mas já sabemos que, de um total de 311.930 mil desempregados, 75% têm uma colocação tradicional no mercado de trabalho e para os outros 25% a colocação é via emprego apoiado”, afirma Romeu.

                                                                               

Na ocasião, a pedagoga Marisa Schahin também explorou o assunto Emprego Apoiado e Pessoa com TEA - Transtornos do Espectro do Autismo.     

 

 

 

 

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/comerciariossp/sets/72157652233183851/