Dias Dos Pais!

08/08/2015

A Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, neste dia dos pais, quer celebrar a paternidade partilhada, responsável e comprometida.

 

Ainda permanece, por meio de estereótipos, a ideia equivocada de que há "tarefas" que devem ser desempenhadas por mulheres e outras por homens. Nesta distinção desigual, com base na visão patriarcal, ainda cabe à maioria das mulheres as funções privadas e de cuidado, como se este fosse um processo natural. A participação paterna em todos os momentos da vida das crianças, favorece a integração afetiva entre pai e filhos ou filhas, além de propiciar a divisão das tarefas do cuidado e da educação.

 

Esta igualdade e interação no processo reprodutivo é o que se busca durante todo o ano e não só em datas comemorativas, como este "Dia dos Pais". Ser um pai responsável, que cuida, educa, alimenta e dedica afeto a uma criança traz o seu bem viver e desenvolvimento integral, nas mais variadas formas de família.

 

Por isso, nosso Feliz Dia dos Pais vai especialmente àqueles que partilham as tarefas da criação, são responsáveis, cuidadores, e, por isso, muito amados por todos e todas!

 

Isabel Kausz

Secretária da Mulher do SECSP