Em ato unitário UGT realiza protesto contra taxas de juros

20/10/2015


A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, na manhã desta terça-feira (20), um grande ato unitário em parceria com a Força Sindical e a CGTB, em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação foi para protestar contra as altas taxas de juros do país e contra a política econômica do Governo Federal.

 

A manifestação contou com a participação de sindicatos ugetistas como Siemaco, Padeiros, Comerciários de São Paulo, Fenascon, Sinprafarmasp, Sinpefesp e Fecomerciários, assim como entidades do movimento social como: UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), Federação das Mulheres Paulistas e Confederação das Mulheres do Brasil.

 

“No Brasil, os juros praticados já são os maiores do mundo, assim como é altíssima nossas cargas tributárias, mas o governo pensa em aumentar mais e recriar impostos como a CPMF, o que é um absurdo,” explica Josimar Andrade de Assis, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

Cantando músicas de protestos como: “É ou não é piada de salão, tem dinheiro para banqueiro e não tem para educação”, os estudantes estiveram presentes e atuantes durante toda a manifestação, que teve inicio ás 10 horas da manhã e acabou por volta das 12 horas.

 

A taxa Selic, que é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se balizam, aumentou sete vezes consecutivas e, segundo analistas, deve permanecer nos atuais 14,25% ao ano. Segundo perspectivas de analistas, esse índice deve começar a baixar a partir de 2016.